Dia a dia
Governo suspende consultas e cirurgias no Espírito Santo
Medida é mais uma das anunciadas pelo governo do estado para evitar a propagação da doença. Shoppings também serão fechados
As consultas e cirurgias eletivas, que não são de urgência, estão suspensas pelo governo do estado. A medida foi uma das anunciadas ontem pelo governador Renato Casagrande (PSB) e tem como objetivo garantir o atendimento dos pacientes com coronavírus pela rede pública de saúde. Também foram anunciadas novas medidas para os servidores do estado e para o transporte público. Confira.
Consultas e cirurgias
As consultas estão suspensas a partir de hoje. Já as cirurgias eletivas, a partir de segunda-feira (23). A medida deve durar de dois a três meses e as remarcações serão feitas após esse período. O paciente não retornará para o final da fila. Além disso, alguns serviços realizados nos hospitais de referência para o coronavírus, com Jayme Santos Neves, na Serra, serão transferidos para outras unidades.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Shoppings
Casagrande determinou o fechamento dos shoppingspor 15 dias, a partir de hoje. Segundo ele, o movimento já havia caído 60% até ontem.
Academias
A abertura de academias está proibida por 30 dias. A orientação é para que as pessoas pratiquem atividades físicas em casa ou ao ar livre.
Transporte intermunicipal
Empresas que operam linhas intermunicipais não poderão cobrar a mais pela remarcação de agens e deverão dar crédito de até um ano para quem optar por cancelar a viagem. Também terão que ampliar em três vezes a limpeza dos ônibus. A recomendação é para que as pessoas não se desloquem dentro ou para fora do estado.
Escolas
Empresas que prestam serviços para as escolas da rede estadual podem antecipar ou dar férias coletivas aos funcionários até o retorno das aulas, em 4 de abril. Apenas a vigilância será mantida.
Servidores
A partir de amanhã, até 3 mil servidores poderão tirar ou antecipar as férias. A exceção é para servidores da saúde, do sistema prisional e socioeducativo, policiais militares e civis. A “prova de vida” dos aposentados será suspensa, e perícias médicas terão prazo estendido de 5 para 15 dias.
Cortes e obras
Todas as secretarias de governo devem cortar 15% no custeio. E só investimentos e obras com financiamento e convênios estão garantidos.
Detran
Serviços que possam ser feitos no site não serão mais feitos nas agências. E os atendimentos serão agendados no
site www.detran.es.gov.br. O documento anual do veículo será oferecido apenas eletronicamente e poderá ser impresso no site do órgão.
