Dia a dia
Governo do Espírito Santo decreta calamidade pública em municípios do Sul
Também será decretada situação de emergência na cidade de Rio Novo do Sul

Após chuvas fortes, lama toma conta de Iconha. Foto: Divulgação/DER
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Na tarde desta segunda-feira (20), o governador Renato Casagrande utilizou as redes sociais para anunciar a do decreto de calamidade pública para os municípios do Sul do Espírito Santo que foram castigados pelas chuvas fortes no último final de semana: Alfredo Chaves, Iconha e Vargem Alta. Também será decretada situação de emergência em Rio Novo do Sul.
> Confira os locais de coleta de doações para vítimas da chuva no ES
No vídeo, o governador explicou que a do decreto visa sustentar as ações que serão adotadas em âmbitos estadual e municipal para a recuperação das cidades devastadas pelas chuvas. O governo do estado também disponibilizou maquinário para a desobstrução de estradas e limpeza dos municípios. O DER-ES (Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo) está responsável por idealizar os projetos pontes e realizar a recuperação das estradas.
Nessas cidades, 1.625 pessoas estão fora de casa devido às chuvas que atingiram a região Sul do estado no final de semana. Já foram registradas seis mortes, um ferido e cinco pessoas continuam desaparecidas. E a previsão é de mais chuva forte até sexta-feira (24), com risco de enchentes para todo o Espírito Santo.
A CEPDEC (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil) informou que ainda há alerta alto vigente para os municípios de Vargem Alta e Alfredo Chaves. Já os municípios de Piúma, Anchieta, Marechal Floriano e Rio Novo do Sul estão em alerta moderado.
