fbpx

Dia a dia

Fiscais do TCES fazem vistoria surpresa em escolas do ES

Os auditores estão de olho na infraestrutura dos estabelecimentos de ensino

Publicado

em

Auditores encontraram muito material entulhado nas escolas. Foto: Divulgação (TCES)

Auditores do Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCES) iniciaram, nesta segunda-feira, uma visita surpresa em 42 escolas públicas do Espírito Santo. O objetivo é conferir a infraestrutura dos estabelecimentos e a segurança oferecida aos alunos e professores.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A ação faz parte da Operação Educação, que termina na próxima quarta-feira (26). Nas visitas, serão checados 193 itens com a situação de refeitórios, bibliotecas, salas de aula e quadras esportivas.

Também serão examinados aspectos ligados à segurança, prevenção de incêndios e higiene e limpeza dos estabelecimentos de ensino.

Ao todo, a operação será realizada em 26 municípios capixabas. As escolas foram escolhidas a partir de indicativos de situações críticas relacionadas à infraestrutura que constam no Censo Escolar 2022.

De acordo com o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Cezar Miola, pelo menos 12,9 milhões de estudantes da educação básica da rede pública frequentam unidades que apresentam algum problema de infraestrutura. Quase um milhão deles estão matriculados em estabelecimentos de ensino sem o à água potável, e 390 mil estudam em escolas sem banheiros.

“O poder público precisa garantir meios para que as escolas ofereçam condições básicas, num ambiente de acolhimento, segurança e aprendizagem; é um direito das famílias e da sociedade”, disse.