fbpx

Dia a dia

Fios de cobre furtados dão prejuízo de R$ 380 mil ao mês em Vitória

Desde janeiro, 15 pessoas foram presas por envolvimento com crimes dessa natureza. Em média, a guarda apreende 600 quilos do material ao mês

Publicado

em

Furto de cabos da iluminação pública. Foto: Prefeitura de Vitória

Os furtos de fios de cobre, que tem sido recorrentes em Vitória, provocam prejuízo mensal de R$ 380 mil aos cofres da prefeitura. Só neste ano de 2021, a Guarda Municipal de Vitória já apreendeu, em média, 600 quilos de fios de cobre furtados da iluminação pública e telefonia da capital.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Desde janeiro, 15 pessoas foram presas pela guarda por envolvimento com crimes de furto e receptação de fios de cobre roubados. Na madrugada desta quinta-feira (4), um casal foi preso por furtar fios na avenida Alberto Torres, em Jucutuquara. Os dois foram conduzidos para a Delegacia Regional de Vitória. Com eles, havia três rolos de, aproximadamente, 50m de fios de cobre, furtados da iluminação pública da capital capixaba.

Uma operação montada pela Guarda Civil Municipal conduziu três pessoas para a Delegacia da Praia do Canto, na manhã desta quinta-feira (4). A ação foi realizada em flagrante por receptação de fios e cabos de cobre retirados da iluminação pública. A operação foi integrada com as secretarias de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e de Meio Ambiente (Semmam).

“São eles que estão fomentando esse esquema dos furtos de fios e cabos da iluminação pública da cidade, retirando o cobre para revender em ferro-velho”, explicou o secretário Ícaro Ruginski.

A prefeitura foi questionada sobre adoção de outra alternativa além do reforço das ações de segurança para evitar o furto do material, como implantação de fiação subterrânea, mas não deu retorno sobre esse assunto.

Furto de fios de cobre. Foto: Prefeitura de Vitória

Apreensões

Os agentes da Guarda Civil Municipal prenderam o primeiro suspeito em flagrante no dia 10 de janeiro. Por meio de uma denúncia feita por um morador de Vitória, o homem foi detido cometendo furto de fios da iluminação pública na avenida Adalberto Simão Nader.

Quando os agentes comunitários se aproximaram do rapaz, ele estava com uma sacola contendo fios de cobre. Após o flagrante, o suspeito disse que não é brasileiro. Sem portar documentos, afirmou que é natural do Zimbábue, país africano.

No dia 14 de janeiro, os agentes da Guarda Civil Municipal prenderam uma quadrilha que praticava furto de fios e cabos da iluminação pública na capital. O trabalho foi realizado a partir de denúncias de moradores feitas no ponto base da corporação na Ponte da agem.

Após receber as informações, a equipe de inteligência da Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu) ajudou a monitorar um veículo, que foi abordado pelos agentes em frente à praça do Eucalipto, em Maruípe.

Quatro pessoas estavam envolvidas na ocorrência, que resultou na apreensão de mais de meia tonelada de fios e cabos de cobre. Os suspeitos levariam essa fiação para um ferro-velho em Cariacica. A identificação feita pela equipe de inteligência viu a movimentação do veículo após denúncia. Outra pessoa envolvida no esquema foi presa após a quadrilha.