Dia a dia
Estado tem 72h para definir volta dos cobradores de ônibus
Audiência realizada no TRT-ES debateu situação dos cobradores do Sistema Transcol

Categoria quer retorno dos cobradores. Foto: Chico Guedes
O governo do Espírito Santo tem até a próxima sexta-feira (24) para elaborar nova proposta de retorno dos cobradores de ônibus que atuam no sistema Transcol. O prazo de 72 horas foi definido na tarde desta terça-feira (21) durante a audiência pré-processual entre o Sindicato dos Rodoviários (Sindirodoviários), Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GVBus) e a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi). A reunião deu sequência à do último dia 14.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Realizada de forma telepresencial, a mediação foi conduzida pela vice-presidente do Tribunal, desembargadora Daniele Corrêa Santa Catarina. Ficou definido que o Estado, em conjunto com o GVBUS, deve enviar termo de proposta, indicando o retorno dos cobradores aos “ônibus quentes” (veículos sem ar-condicionado) até o fim de 2021. O Sindirodoviários, por sua vez, tem até a próxima quarta-feira (dia 29), para aceitar, rejeitar ou propor um novo acordo.
Motoristas e cobradores realizam protestos e paralisações desde o início do mês cobrando o retorno dos cobradores, que estão fora dos postos de trabalho (mas recebendo) desde o início da pandemia. Governo dizia esperar o fim da pandemia para o retorno dos profissionais e proposta também é de que apenas parte deles volte a atuar e apenas em horário de pico.
Participaram da audiência, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do ES, Marcos Alexandre da Silva, acompanhado do advogado Rafael Burini Zanol; o representante do Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano da Grande Vitória (GV-Bus), Elias Baltazar, acompanhado do advogado Carlos Eduardo Amaral de Souza; o procurador do Estado, Luiz Carlos de Oliveira, e o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno.
