fbpx

Dia a dia

Espírito Santo registra mais de 12 mil casos de chikungunya em 2020

O número é 16% maior que o registrado no mesmo período do ano ado, quando foram contabilizados 762 casos da doença

Publicado

em

Chikungunya: casos crescem mais de 13 vezes em 2020. Foto: Arquivo Palácio Piratini

Aedes aegypti. Foto: Arquivo Palácio Piratini

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Mesmo com as atenções voltadas para a prevenção e contenção do avanço do novo coronavírus, o combate à chikungunya precisa ser mantido no Espírito Santo. O estado já contabiliza mais de 12.121 notificações de casos de chikungunya. O número é 16% maior que o registrado no mesmo período do ano ado, quando foram contabilizados 762 casos da doença. Os dados são do último boletim epidemiológico divulgado pela Sesa (Secretária da Saúde), nesta quinta-feira (4).

O chefe do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental, Roberto Laperriere Júnior, explica os motivos que levaram ao de casos. “No começo do ano tivemos o período sazonal, devido à questão da suscetibilidade da população em relação ao vírus da Chikungunya. Além disso, o mosquito possuí o clima favorável para a proliferação, o que ocasiona no aumento de casos”, explicou Roberto Laperrieri.

Para evitar a propagação do inseto é necessário que toda população esteja empenhada em eliminar os focos do mosquito. De acordo com o Ministério da Saúde, 80% dos criadouros estão nas residências. Segundo Laperriere, a limpeza dos quintais e objetos que acumulam água deve ser feita semanalmente.

Dengue

Até o dia 30 de maio, 38.135 casos suspeitos de dengue foram notificados no estado neste ano. Oito pessoas morreram. O município de São Roque do Canaã teve uma alta incidência da doença nas últimas quatro semanas, com um total de 378 casos notificados.