Dia a dia
Espírito Santo já aplicou 471.169 doses de vacina contra a covid-19
Até esta segunda-feira, 375.413 pessoas receberam a 1ª dose, ou seja, apenas 9,87% da população do estado

Vacina contra a covid-19. Foto: Karolina Grabowska/Pexels
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Pelo menos 471.169 de doses das vacinas contra o novo coronavírus foram aplicadas no Espírito Santo até as 14 horas desta segunda-feira (5) segundo dados do Covid-19 atualizado pela Secretaria de Estado da Saúde. Ao todo, o estado tem aproximadamente 3,8 milhões de habitantes, segundo o último censo.
Do total das aplicações em solo capixaba, cerca de 79,67% são referentes à primeira dose das vacinas — com 375.413 pessoas que receberam a 1ª dose, ou seja, apenas 9,87% da população do estado. Outras 95.756 pessoas receberam a segunda dose e foram totalmente imunizadas, o que representa somente 3,96% do total de capixabas.
O Ministério da Saúde já enviou 784.570 doses de vacinas contra o novo coronavírus ao estado. Dessas, 728.319 foram distribuídas aos municípios para dar continuidade à imunização. A orientação é de que todas as doses recebidas sejam aplicadas, sem necessidade de reserva da segunda dose para completar o esquema vacinal.
O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, apontou durante coletiva de imprensa que o estado varia entre 5º ou 6º estado com vacinação mais avançada do país e destacou que o ideal é vacinar toda a população até o mês de junho.
“A distribuição por parte do Ministério da Saúde dará que toda a população alcance a imunização apenas no final deste ano. Isso não é adequado. Temos que alcançar toda a população, incluindo jovens e adultos, até o mês de junho, sob risco de viver novas fases de aceleração da doença”, defende Nésio.
Iniciada no dia 18 de janeiro no Espírito Santo, a vacinação contra a covid-19 segue para idosos na faixa etária entre 65 e 69 anos. Foram imunizados até o momento profissionais da saúde, idosos acima de 70 anos, idosos que vivem em instituições de longa permanência, quilombolas e indígenas.
O subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Luiz Carlos Reblin, revelou que nas próximas duas semanas, ainda no mês de abril, deve ser iniciada a imunização dos idosos com 60 anos ou mais.
Vacinação para agentes da Segurança
O secretário de Estado da Saúde disse que parte das doses entregues ao Estado, serão destinadas aos profissionais da segurança que estão em atividade de campo. “Iremos estabelecer na tarde de hoje os critérios que serão adotados. Até o final do dia devemos divulgar e amanhã será o início do ato de vacinação”, disse.
Ainda segundo Nésio, 80% das doses reservadas dos lotes recebidos na segunda semana de abril serão usados para dar início à vacinação dos professores.
