Dia a dia
Escolas municipais retomam aulas presenciais na GV nesta 2ª
O retorno será gradual e de forma híbrida em todos os municípios; veja como vai acontecer

Sala de aula seguindo os protocolos de saúde em Vitória. Foto: Jansen Lube
As prefeituras de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica vão retomar as aulas presenciais na rede municipal a partir desta segunda-feira (01). Em janeiro, devido aos números da pandemia do novo coronavírus, a volta às aulas foi adiada após reunião entre os secretários municipais de Educação da Grande Vitória.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Vitória
Após quase um ano longe das salas de aula, estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal e de todas as séries da Educação de Jovens e Adultos (EJA) retornam presencialmente às escolas nessa segunda-feira (1º).
A Secretaria Municipal de Educação disse que as turmas serão divididas em grupos. Nesta primeira semana, os estudantes do grupo “laranja” estarão nas escolas, enquanto os do grupo “azul” ficarão em casa. Na semana seguinte, eles invertem. Essa organização está sendo feita em cada escola e de acordo com a necessidade de cada turma, para respeitar a capacidade das salas em receber os estudantes e manter o distanciamento de 1,5 metro.
De acordo com o calendário, no dia 15 de março retornam às aulas presenciais os alunos do Ensino Fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano. Já os alunos das turmas da Educação Infantil vão voltar no dia 29 de março.
Após o encerramento das vistorias técnicas, a equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme) verificou que duas escolas de Ensino Fundamental ainda estão ando por obras de reparo e não estão em condições de retornar presencialmente na segunda-feira.
A Emef Alberto de Almeida, em Santo Antônio, tem previsão de retorno presencial para o dia 8 de março. Já a Emef Marechal Mascarenhas de Moraes, em Maria Ortiz, deverá retornar às aulas presenciais somente no dia 5 de abril devido a atrasos na intervenção iniciada ainda no ano ado.
Serra
A volta às aulas na Serra também está prevista para 1º de março, no formato híbrido: parte dos estudantes vai para a escola em uma semana e a outra fica em casa, recebendo conteúdo de forma remota (pelo computador ou celular). As séries finais voltam primeiro, até chegar a vez do retorno dos alunos das séries iniciais.
No cronograma ficou estabelecido que retornarão às aulas presenciais do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na próxima segunda-feira (1º). Já 6º e 7º anos do Ensino Fundamental voltam no dia 15 de março. E, por fim, 1º ao 5º ano no dia 29 de março.
Vila Velha
A volta às aulas em Vila Velha também vai acontecer na segunda-feira (1º), no modelo híbrido. A Secretaria Municipal de Educação informou que as séries finais voltam primeiro, com as turmas do 8º e 9º anos. No dia 15 de março voltam o 6º e o 7º anos. No dia 29 de março é a vez dos alunos do 1º ao 5º anos retornarem. Os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) retornam as atividades de forma remota para todas as turmas.
Cariacica
Em Cariacica, o início das atividades presenciais híbridas na rede municipal estão marcadas para começar na próxima terça-feira (2). Porém, alguns Centro Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs) começarão suas atividades em outras datas porque estão em reforma ou sendo adequadas para este momento de pandemia.
No total, 15 unidades de ensino terão novas datas para o início das atividades presenciais híbridas que estão ando por grandes intervenções de obras. “Essas intervenções e melhorias são importantes também para a adequação dos protocolos sanitários. Portanto, elas não começarão o híbrido presencial no dia 2 de março. Mas o calendário dos alunos destas escolas funcionará de forma remota”, explicou o secretário municipal de Educação, José Roberto Martins Aguiar.
Veja quais são as escolas com datas diferenciadas em Cariacica:
1 – Cmei Amélia Virgínia Barbosa Machado, em Areinha: início das atividades em 3 de maio
2 – Cmei Aparecida Conceição Casagrande Camilo, em Flexal I: início das atividades em 24 de maio
3 – Cmei Maria Custódia de Jesus, em Porto Belo I: início das atividades em 3 de maio
4 – Cmei Maria Rachel do Nascimento, em Flexal II: início das atividades em 26 de abril
5 – Cmei Vinicius de Moraes, em Sotelândia: início das atividades em 3 de maio
6 – Cmei Wilson Alves do Nascimento, em Flexal I: início das atividades em 5 de abril
7 – Emef Angelo Zani, em Mucuri: início das atividades em 5 de abril
8 – Emef Arthur da Costa e Silva, em Bairro Aparecida: início das atividades em 13 de abril
9 – Emef Padre Gabriel Roger Maire – CAIC, em Porto Novo: início das atividades em 3 de maio
10 – Emef João Pedro Da Silva, em Porto de Santana: início das atividades em 5 de abril
11 – Emef Jocarly Gomes Salles, em Alto Lage: início das atividades em 9 de março
12 – Emef Laurinda Pereira do Nascimento, em Graúna: início das atividades em 24 de maio
13 – Emef Maria Guilhermina de Castro, em Campo Verde: início das atividades em 5 de abril
14 – Emef Noêmia Costa de Lima, em Vista Mar: início das atividades em 3 de maio
15 – Emef Professora Mariuza Sechin, em Nova Rosa da Penha II : início das atividades em 5 de abril
