Dia a dia
ES abre inscrição para 2,5 mil carteiras de motorista de graça
Matrícula para o à 1ª habilitação ou mudança de categoria pode ser feita até o dia 22 deste mês

Foto: Detran ES/Divulgação
O governo do estado abriu nesta terça-feira (13), às 12h, as inscrições para a segunda fase da CNH Social neste ano. Serão oferecidas 2,5 mil vagas no programa que permite o o à primeira habilitação, adição de categoria A e B, ou mudança de categoria D e E. Para participar, é preciso estar cadastrado no CadÚnico, com renda familiar de até dois salários mínimos. As inscrições vão até o dia 22 de julho, no site do Detran. O resultado sai no dia 27 deste mês, no site do Detran.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Os candidatos que não forem selecionados nesta lista terão ainda uma nova oportunidade de serem contemplados na chamada única de suplentes, que será divulgada no dia 2 de setembro, às 12h, no site do Detran. A lista de suplentes tem o objetivo de preencher as vagas remanescentes após desclassificação dos candidatos que não respeitarem os prazos estabelecidos no processo de Habilitação.
Na primeira fase do programa, em março deste ano, foram oferecidas 3 mil vagas e houve quase 60 mil inscrições. Outras 2,5 mil oportunidades serão oferecidas até o final de 2021, segundo informação do diretor-feral do Detran, Gilvaldo Vieira. A previsão é de que sejam liberadas mais 5 mil vagas de carteiras de motorista gratuitas em 2022.
Inscrição
Para se inscrever, o interessado deverá ar o site do Detran, na aba ‘CNH Social’, à esquerda, e inserir as informações pessoais solicitadas. Todos os dados informados devem conferir precisamente com as informações constantes no CadÚnico.
O candidato deverá selecionar a categoria desejada, entre as seguintes opções: Primeira Habilitação categoria A (moto) ou Primeira Habilitação B (carro) para quem quer tirar sua primeira carteira de motorista. Quem já tem carteira de motorista poderá selecionar Adição de categoria A (moto), Adição de Categoria B (carro), Mudança para Categoria D (ex.: van e ônibus) ou Mudança de Categoria E (ex.: caminhão e carreta). Após realizada a inscrição, não é possível modificar a categoria escolhida.
Os critérios de seleção consideram, com base nos dados informados pelo cidadão no Cadastro Único, a menor renda per capita, maior número de componentes no grupo familiar, candidatos com ensino fundamental completo, beneficiário do Bolsa Família e data e hora de inscrição. Entre os candidatos que se declararam Pessoa com Deficiência (PCD), poderão ser contemplados somente aqueles cuja deficiência não impeça a obtenção da CNH, na forma da legislação de trânsito vigente.
