fbpx

Dia a dia

ES vai antecipar vacinação após caso de raiva humana

A medida foi adotada após registro da doença no interior do estado

Publicado

em

A vacinação vai acontecer primeiramente em Barra de São Francisco. Foto: Divulgação

O Espírito Santo vai antecipar a campanha de vacinação antirrábica após o registro de contaminação de raiva humana em um paciente internado na Grande Vitória. De acordo com o Gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), Orlei Cardoso Amaral, o início estava previsto para setembro, mas deve ocorrer nas próximas semanas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo Orlei, o início será pelo município de Barra de São Francisco, onde foi atendido o paciente com raiva humana, e também em cidades vizinhas. O homem de 60 anos está em estado grave e, segundo o gerente, a doença tem 99,9% de letalidade.

Ouça a entrevista

No Espírito Santo os últimos dois casos registrados aconteceram em 2001 e 2003. Um deles foi mordido por um cachorro e outro por um morcego.

A chance de sobrevivência é rara. O especialista informou que no mundo só cinco pessoas escaparam da doença. No Brasil foram dois casos e mesmo assim ficaram com sequelas. “É uma doença que age muito no cérebro e que causa grandes lesões no cérebro”.

O paciente infectado é de Minas Gerais, morador da divisa com o estado e por isso foi levado para receber os atendimentos na rede de saúde capixaba.

A contaminação ocorreu após a vítima ter contato com a saliva de um boi. O animal foi incinerado e, alguns dias após o contato, o idoso começou a apresentar sintomas como febre e confusão mental.

A família e as pessoas que tiveram contato com o paciente também estão sendo monitoradas, mas já receberam medicação adequada. No entanto, não foram encontradas nenhuma anormalidade no quadro de saúde.