fbpx

Dia a dia

ES tem 33% de redução de óbitos de idosos internados acima de 80 anos

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, na tarde desta sexta-feira (16)

Publicado

em

Covid-19: Pfizer e BioNTech fecham acordo com Japão para fornecer vacinas. Foto: Pexels

Vacina contra o novo coronavírus. Foto: Pexels

A vacinação contra o novo coronavírus já apresenta resultados no Espírito Santo. Dados coletados a partir de fevereiro deste ano, se comparados com o período anterior ao início da imunização, mostram uma redução de 33% nos óbitos de idosos com mais de 80 anos internados em decorrência da covid-19. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, na tarde desta sexta-feira (16).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Como resultado da vacinação, reconhecemos que já há uma redução de 33% nos óbitos hospitalares com mais de 80 anos, comparando com os dados a partir de 1º de fevereiro, com o período anterior, na segunda fase da doença no Espírito Santo”, explicou o secretário.

O Espírito Santo recebeu, nesta sexta-feira, um novo lote com 124.7 mil doses de vacinas para dar continuidade à campanha de vacinação contra o coronavírus. O subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, aproveitou para frisar a importância do agendamento da segunda dose da vacina contra a covid-19. Até o momento, 20% da população não retornou para a aplicação da segunda dose. Mesmo após o prazo estipulado para a imunização, a pessoa deve buscar o serviço de saúde realizar o agendamento.

O secretário lembrou que o estado está entre os cinco estados que imunizaram maior parte da população. “Nós estamos ocupando o 4º lugar do país no percentual da população já imunizada com a primeira dose da vacina contra a covid-19. Entre doses distribuídas e aplicadas também estamos entre os quatro melhores”, parabenizou o secretário.

Até esta sexta-feira, o Ministério da Saúde já enviou um total de de 993.620 vacinas contra a covid-19. Foram distribuídas aos municípios 969.866 doses, dessas 562.096 foram aplicadas como primeira e ao menos 132.585 pessoas já foram imunizadas com as duas doses.

Imunização de profissionais da segurança e educação

O Espírito Santo iniciou a imunização dos profissionais da educação na manhã desta quinta-feira (15). Aproximadamente cinco mil doses da reserva técnica encaminhadas pelo Ministério da Saúde serão destinadas a esse público alvo. Devido ao quantitativo, será feito escalonamento quanto à idade e à categoria de trabalhadores e classe, seguindo diretrizes definidos pelos municípios e Estado.

A expectativa é de que sejam vacinados, segundo estimativa populacional do Ministério da Saúde, 66.145 mil trabalhadores da educação do Ensino Básico ao Ensino Superior. Para o início da imunização, serão vacinados professores e auxiliares que atuam em sala de aula das creches com crianças de 0 a 3 anos de idade, pré-escola, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio e Técnico com o ordenamento por faixa etária, iniciando pelos profissionais de 50 a 59 anos.

“A criança precisa estar na escola, para que isso seja feito de uma forma mais segura, conforme todas as regras sanitárias estabelecidas, o Espírito Santo adotou a medida de vacinar os que cuidam das crianças menores. Gradualmente, com parte da reserva técnica da vacina, que não interfere na vacinação de outros grupos”, defendeu Reblin.