Dia a dia
ES suspende recebimento de pacientes de outros estados
A transferência foi reavaliada após o índice de ocupação ultraar os 80% nas UTIs covid-19

UTI exclusiva para covid-19 . Foto: Divulgação/Sesa
Com aumento da ocupação de leitos exclusivos para o novo coronavírus, o Espírito Santo suspendeu momentaneamente a vinda de pacientes de outros estados para dar continuidade ao tratamento. A transferência foi reavaliada após o índice de ocupação atingir 80% nas UTIs covid-19.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Secretaria de Estado da Saúde estabeleceu 80% de ocupação de leitos de UTI exclusivas para o coronavírus para suspender a vinda de pacientes de outros estados. Até a última terça-feira (9), o estado ainda recebeu pacientes transferidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) vindos de Santa Catarina.
O Espírito Santo chegou a receber pacientes de outros estados como Amazonas, Rondônia e Santa Catarina. No momento da transferência dos pacientes, o estado contava com 200 a 250 leitos livres. Neste momento, o governo avalia não ter condições de receber novos pacientes para não comprometer o atendimento dos moradores do Espírito Santo.
O Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde aponta que o estado tem 83,84% das UTIs ocupadas nesta quinta-feira (11). Das 724 UTIs, 607 estão em uso. O cenário mais crítico é o da região Metropolitana, que já registra 84,31% da ocupação. Até às 12 horas, apenas 78 UTIs estavam disponíveis. O Norte tem o menor índice no estado: 82,14%.
O cenário nas enfermarias é menos alarmante. Dos 684 leitos, 492 estão ocupados (71,93%). Caso seja necessário, neste momento, o estado tem a capacidade de fazer uma expansão para até 817 leitos. Se já estivessem disponíveis, a ocupação atual seria de 60,22%.
Apesar dos números alarmantes, a Secretaria de Estado da Saúde ressalta que o estado não está ando por dificuldades na oferta de leitos interna. Todo o sistema tem capacidade de atender a demanda e novos leitos devem ser disponibilizados na próxima semana.
Ainda de acordo com a secretaria, o monitoramento da curva da doença no estado, assim como a ocupação de leitos, é diária, e que de acordo com a necessidade novas medidas são adotadas para garantir que não haja comprometimento no atendimento dos pacientes covid e não covid.
O governo do Estado garante que por meio da estratégia do programa “Leito para Todos” a rede está sendo expandida periodicamente e, por isso, em nenhum momento da pandemia a saúde pública no Espírito Santo colapsou. A expectativa é que até o final do mês de abril a rede esteja ofertando 900 leitos de UTI exclusivos para covid-19.
Pacientes de outros estados
Até a tarde desta quinta-feira, a Secretaria de Estado da Saúde informou que 25 pacientes transferidos de outros estados continuam o tratamento contra a covid-19 no Espírito Santo.
Amazonas: Dos 36 pacientes transferidos do estado do Amazonas para o Espírito Santo, 2 permanecem sob os cuidados dos profissionais do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, sendo 1 em UTI e 1 em enfermaria. Do total de pacientes transferidos, 26 receberam alta e 8 infelizmente foram a óbito.
Rondônia: Dos 40 pacientes de Rondônia transferidos para o Espírito Santo e em tratamento no Hospital Dr. Jayme, 17 permanecem em UTI e 2 em enfermaria, 11 tiveram alta e 10 faleceram.
Santa Catarina: Até o momento, 5 pacientes foram transferidos de Santa Catarina para o Espírito Santo para continuidade do tratamento contra a covid-19 no Hospital Dr. Jayme. Um deles evoluiu para óbito.
