Dia a dia
ES quer criar fundo de R$ 200 milhões em apoio aos atingidos pelas chuvas no ES
A ideia é auxiliar os municípios no enfrentamento de eventos climáticos extremos e em outras ações do governo do Estado

Renato Casagrande em Mimoso do Sul. Foto: Giovani Pagotto/Governo-ES
O governador do Estado, Renato Casagrande, visitou, na manhã desta quarta-feira (25), o município de Mimoso do Sul, atingido pelas fortes chuvas dos últimos dias. Casagrande anunciou a adoção de medidas emergenciais, como o envio de materiais de limpeza e higiene, além de colchões e maquinários.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Vamos realizar três etapas aqui em Mimoso: ação humanitária, obras emergenciais e obras estruturantes. Vamos entregar, já de forma emergencial, materiais de limpeza, colchões, itens de higiene pessoal e cestas básicas para atender as pessoas afetadas. Também estamos fazendo um plano emergencial para que a gente possa rear recursos a Prefeitura, para a execução de obras emergenciais, como a desobstrução de vias e até a construção de alguma ponte que tenha sido prejudicada”, afirmou o governador.
Casagrande falou também sobre a criação de um fundo estadual no valor de R$ 200 milhões para auxiliar os municípios no enfrentamento de eventos climáticos extremos e de outras ações do governo do Estado. “Temos ainda o Alerta ES, que montamos dentro da nossa Defesa Civil Estadual e está conectado com as Defesas Civis municipais. Para que a gente possa salvar vidas dos capixabas, como foi o caso aqui em Mimoso do Sul”, pontuou.
Acompanharam o governador, o prefeito de Mimoso do Sul, Peter Costa; o vice-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelo Santos; o deputado estadual eleito, Bruno Resende; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Cerqueira; e o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Buzatto.
MIMOSO DO SUL
A chuva forte que atingiu várias cidades do estado nos últimos dias também vem causando prejuízos em Mimoso do Sul. Muitas pessoas e famílias perderam tudo e a Escola Estadual Monteiro da Silva está servindo de abrigo. Ainda não foi divulgado o número de pessoas fora de casa no município.
“Nossa cidade está numa situação desesperadora e precisamos da compreensão de todos. Todas as ruas alagadas, todos os bairros atingidos de alguma forma. Seguimos ao trabalho pedindo proteção para Mimoso do Sul”, disse o prefeito Peter Costa.
A orientação é que quem puder, deve ficar em casa. O município ainda está em alerta para chuvas fortes. Equipes da Defesa Civil do Município tem visitado os locais mais afetados e auxiliado as famílias atingidas pelas chuvas. Caso você precise de ajuda, baste entrar em contato por meio do WhatsApp (28) 98112-0828 ou da Defesa Civil no (28) 99934-7618.
Ver essa foto no Instagram
