fbpx

Dia a dia

ES não terá municípios com baixo risco de covid na próxima semana

Casagrande diz que nova projeção da matriz de risco no Espírito Santo prevê municípios somente com risco moderado e alto, o que poderá implicar em mudanças no comércio

Publicado

em

Com o avanço dos casos de coronavírus no Espírito Santo, a partir da próxima semana a previsão é que todos os 78 municípios do estado sejam considerados nos níveis moderado e alto na matriz de risco do novo coronavírus. Segundo o governador Renato Casagrande, não haverá mais municípios com risco baixo, porque a  ocupação dos leitos de UTI deverá se manter acima de 80%.

Por conta disso, o governador marcou uma reunião na próxima sexta-feira (dia 5), às 9h, com os prefeitos para fazer a projeção da matriz de risco para a semana que vem e conversar sobre as medidas. A matriz de risco de cada semana tem sido divulgada aos sábados.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“O mapa de risco vai colocar os municípios somente em risco moderado e alto. Isso exigirá mudanças no funcionamento das atividades econômicas. Estamos acabando de definir as medidas para risco extremo, caso algum município chegue nessa situação. No risco extremo há uma limitação maior das atividades econômicas. Espero que a gente não chegue, mas a matriz prevê isso”, destacou o governador.

Para classificar um município dentro da matriz de risco são considerados fatores como letalidade, isolamento e coeficiente de incidência de coronavírus. Há maior ou menos liberdade para as atividades econômicas conforme a situação de cada município.

Respiradores

O governador falou também sobre a chegada, nesta quarta-feira (dia 3), de mais 100 respiradores comprados da Itália. Os equipamentos vão começar a ser montados na quinta-feira (4dia ) para a possibilitarem a abertura de novos leitos de UTI a partir da próxima semana.