Dia a dia
ES colhe mais cinco amostras de pacientes com suspeita de coronavírus
Quatro delas já foram encaminhadas para a Fiocruz, onde é possível detectar a doença. A outra segue em análise aqui no estado para que sejam descartados outros tipos de gripe

Diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus (2019-nCoV), realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em Vírus Respiratórios para o Ministério da Saúde. Foto: Divulgação/Josué Damacena (IOC/Fiocruz)
A Sesa ( Secretaria de Estado da Saúde) recebeu nesta segunda-feira (2) mais cinco amostras de pacientes que se enquadram nos protocolos do Covid-19. Quatro delas foram analisadas e apresentaram negativa para a presença dos vírus da influenza A e B e para o vírus sincicial respiratório, e por isso serão encaminhadas para o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), no Rio de Janeiro. A quinta amostra ainda está em análise no Lacen (Laboratório Central do Espírito Santo).
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Com estas novas notificações, o COE (Centro de Operações Estratégicas) contabiliza seis casos suspeitos de coronavírus no Espírito Santo (incluindo a amostra que já estava na Fiocruz). Todos os pacientes são residentes da Grande Vitória. Em todos os casos suspeitos registrados no estado, os pacientes apresentam histórico de viagem recente a um dos países relacionados nos critérios do Ministério da Saúde para definição de caso suspeito do Codiv-19.
Eles apresentam quadro clínico leve, sem sinais de gravidade, sendo indicado o isolamento domiciliar de acordo com o protocolo adotado no Brasil.
