Dia a dia
Entenda a polêmica envolvendo banheiros públicos “unissex”
A coordenadora do Gold acrescentou ainda que banheiros unissex e públicos já existem e são usados tranquilamente por todas as pessoas

Banheiro unissex. Foto: Pexels
A existência de banheiros públicos “unissex”, que podem ser usados tanto por homens como por mulheres, tem sido polêmica no Brasil. Embora tenham aparecido com mais evidência agora na campanha presidencial, os banheiros unissex, ou multigênero, entraram na mira de legislações municipais também no Espírito Santo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, nesta quarta-feira (28), a Câmara de Vitória rejeitou uma proposta de vereadores bolsonaristas com motivação transfóbica. Por 10 votos a 4, os vereadores mantiveram o veto total do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) a um projeto de lei que buscava proibir o uso de “banheiros unissex” em espaços públicos e privados da cidade. O projeto foi originalmente apresentado no ano ado pelo hoje deputado federal Gilvan da Federal (PL).
Os banheiros unissex, ou multigênero, aram a ser implantados em algumas empresas e universidades nos últimos anos como uma forma de evitar discriminação contra a população trans no o a esse espaço. Mas há uma distorção na forma como o tema é tratado, esclarece Deborah Sabará, coordenadora de ações e projetos da Associação Grupo Orgulho, Liberdade e Dignidade (Gold).
Deborah explica que a divulgação de notícias falsas sobre banheiros unissex cria uma imagem equivocada, alegando que essa não é uma reivindicação da população trans e não-binária. A associação defende que pessoas trans possam utilizar, de forma segura, o banheiro de acordo com sua identidade de gênero autodeclarada.
Ela também ressalta que banheiros unissex já existem e são utilizados tranquilamente por todas as pessoas, independentemente do gênero, em aviões, ônibus intermunicipais e estaduais, e até mesmo em empresas.
É importante destacar que banheiro unissex se refere a estruturas multigênero, livres ou neutras que podem ser utilizadas por qualquer pessoa, não apenas as do gênero masculino ou feminino. A proposta não envolve transformar todos os banheiros em unissex, mas sim oferecer uma terceira opção para aqueles que desejarem utilizá-los em espaços públicos e privados.
