Dia a dia
Ensino de tempo integral chega às escolas municipais do ES
As prefeituras de Aracruz, Cachoeiro, Cariacica, Serra, Linhares e Vila Velha adotaram o modelo de ensino já para o calendário deste ano letivo

Ensino de tempo integral. Foto: Divulgação
Mais de 700 professores, pedagogos e diretores de escola estão sendo formados para implantação do ensino de tempo integral em 27 escolas da rede pública municipal de seis cidades do Espírito Santo. Em parceria com o movimento ES em Ação e associações da Rede Empresarial, as prefeituras de Aracruz, Cachoeiro, Cariacica, Serra, Linhares e Vila Velha adotaram o modelo de ensino já para o calendário deste ano letivo. Cerca de 8 mil alunos serão beneficiados com a metodologia.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Na última semana, a formação começou com 230 educadores do município de Vila Velha. Nesta segunda-feira (07), a equipe de Educação do ES em Ação começou a formação dos profissionais de Linhares, Serra e Aracruz. “Nós entendemos com convicção que o modelo que o ES em Ação traz é um modelo de resultado, testado, para que nossa rede e nossos alunos tenham a melhor educação em tempo integral de todo o país”, disse o secretário de Educação de Vila Velha, Rodrigo de Souza Simões Nunes.
Com a finalidade de agregar conhecimento capaz de gerar transformação e ampliar os resultados em todo o contexto escolar, profissionais da educação são apresentados as Bases do Modelo Pedagógico e de Gestão, Metodologias de Êxito e o Plano de Ação da Secretaria para as Equipes Escolares.
Educação de qualidade
“A educação integral é muito importante para o desenvolvimento da nossa cidadania. Por esse modelo de educação, a gente desenvolve o indivíduo em toda a sua totalidade nos aspectos emocionais e sócio emotivos. Entendemos que a parceria com o ES em Ação vai de encontro com as expectativas que o município tem de desenvolver o melhor na educação para os nossos munícipes”, reforçou a subsecretária Pedagógica de Vila Velha, Jocilene Gadioli de Oliveira.
“A formação é a última etapa antes do início das aulas. É um momento importantíssimo e fundamental para todos aqueles que estarão nas escolas. Para alguns, é o primeiro contato com a metodologia e para outros é um complemento, mas que é fundamental para que todos estejam tendo o conhecimento da metodologia de educação integral. É o início de uma jornada que vai durar ao longo dos anos, queremos chegar ao maior número possível de escolas em tempo integral nos municípios. E, principalmente, chegar ao maior número de crianças e jovens com essa metodologia”, afirma o executivo de Educação do ES em Ação, Luciano Gollner.
A formação das equipes da Serra e Aracruz vai durar quatro dias no auditório da Fucape, em Vitória. E a equipe de Linhares realiza a imersão no auditório do Sicoob, em Linhares.
