fbpx

Dia a dia

Empresa do ES aparece em lista de financiadores de atos golpistas em Brasília

Lista divulgada pela AGU inclui empresa de transporte do ES

Publicado

em

Manifestantes invadem Congresso, STF e Palácio do Planalto. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Atos golpistas que aconteceram na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma empresa de transporte do Espírito Santo aparece na lista de financiadores de atos golpistas que aconteceram na Praça dos Três Poderes, em Brasília, no último domingo (8).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A lista divulgada pela Advocacia-Geral da União (AGU) inclui a Squad Viagens e Turismo LTDA., sediada em Cariacica, e que faz parte do Grupo Águia Branca. A empresa afirmou que foi contratada por terceiros para fazer o serviço de transporte, não tendo qualquer participação no financiamento da viagem dos ageiros. As informações sobre o contratante e a lista dos ageiros que utilizaram o ônibus já foram encaminhadas à AGU.

Além da Squad, a AGU identificou outras seis empresas e 52 pessoas acusadas de financiarem ônibus para os atos golpistas que resultaram na destruição no Congresso, STF e Palácio do Planalto.

A AGU pediu à Justiça Federal do Distrito Federal medida cautelar para bloquear R$ 6,5 milhões em bens dessas pessoas e empresas para custear os reparos nos prédios públicos.

O número de financiadores pode ser ainda maior, já que o levantamento inclui apenas os que contrataram ônibus apreendidos transportando pessoas que participaram dos atos antidemocráticos.

O que diz as empresas:

Águia Branca:

A Viação Águia Branca informa que entre suas atividades está o fretamento de ônibus. O veículo apreendido em Brasília no último domingo foi legalmente contratado com a finalidade explícita de turismo. Todas as informações do contrato serão readas às autoridades quando houver esta solicitação.

Squad:

A Squad Viagens e Turismo já enviou às autoridades competentes esclarecimentos sobre o aluguel do ônibus apreendido no último domingo, em Brasília. A Squad não financiou a viagem. A Squad é uma operadora de turismo que recorre a terceiros quando necessita alugar veículos para seus serviços. O nome do contratante da viagem a Brasília, bem como o nome de quem efetuou o pagamento e a lista de ageiros já foram encaminhadas às autoridades responsáveis.

Vale registrar que a Squad opera com o serviço de fretamento para o mercado e alugou, recentemente, outros nove veículos para Brasília para a posse do presidente Lula.

Importante ressaltar que a empresa repudia veementemente os ataques realizados no dia 08 de janeiro contra a democracia e reforça seu apoio incondicional às autoridades judiciais e policiais nas necessárias medidas investigatórias. Todas as informações do contrato foram readas às autoridades judiciais e policiais.