fbpx

Dia a dia

Em 48 horas, escalador do ES arrecada R$ 10 mil para participar de Mundial na Rússia

Nascido em Itamonte, Sul de Minas Gerais, Alex se mudou para Vitória em fevereiro de 2019 para cursar Educação Física

Publicado

em

Em 48 horas, o escalador Alex Mendes, 21 anos, conseguiu arrecadar em uma vaquinha online R$ 10.545,00 para participar do Campeonato Mundial de Escalada em Moscou, na Rússia. O atleta está entre os cinco selecionados para a categoria PRO adulto masculino para representar o Brasil.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Nascido em Itamonte, Sul de Minas Gerais, Alex se mudou para Vitória em fevereiro de 2019 para ficar perto da namorada e cursar Educação Física. O atleta conta que junto com amigos da escola ou a frequentar uma escola de escalada na cidade natal e foi paixão à primeira subida.

No último campeonato brasileiro, Alex Mendes ficou em 5º lugar. O convite da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) para ocupar uma das vagas remanescentes foi agarrado com unhas e dentes pelo atleta. Mas logo depois veio a questão: “como arcar com as despesas?”.

A vaquinha online superou todas as expectativas. “Em menos de 48 horas, eu já tinha ultraado a meta inicial que estipulei na vaquinha. Eu fiquei muito surpreso com a repercussão e a proporção que isso tomou. A ficha ainda não caiu. Fico emocionado em ver tantas pessoas me apoiando”, declara Alex.

Escalador Alex Mendes. Foto: Reprodução/Instagram

Escalador Alex Mendes. Foto: Reprodução/Instagram

A escalada esportiva, assim como o surf e o skate, também fez sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio com três modalidades: speed, boulder e lead. Usando uma variedade de apoios para mãos e pés de diferentes formas e tamanhos, os escaladores colocaram em prática suas forças e habilidades em uma parede vertical.

A ansiedade está a mil e o atleta vai competir nas modalidades Boulder e Lead. “A estrutura de um mundial é incomparável com a do Brasil. O incentivo ao esporte lá fora também não dá para comparar com o que temos aqui. O nível de dificuldade é bem acima dos campeonatos nacionais. Mas com certeza será uma vivência incrível. Minhas expectativas são de adquirir muitas experiências com essa oportunidade, escalar forte e dar a raça para conseguir uma boa colocação no mundial”, ressaltou o Alex.

O atleta, que já participou de vários campeonatos estaduais e nacionais, vai embarcar para o seu primeiro evento fora do país. O Campeonato Mundial de Escalada em Moscou começa no dia 15 de setembro. A competição de Alex está marcada para o dia 17. Quem quiser colaborar com a viagem do atleta, basta clicar aqui e fazer a sua doação.

Modalidades da escalada:

Speed

Dois escaladores prendem cordas de segurança ao corpo e tentam escalar uma parede de 15 m de altura, colocada em um ângulo de 95 graus — tentando ser mais rápido que o oponente em rotas idênticas. Os tempos de vitórias para eventos masculinos tendem a ficar em torno da marca de cinco a seis segundos, enquanto os femininos são geralmente vencidos em torno de sete ou oito segundos. Uma falsa largada resulta em desqualificação instantânea.

Boulder

Na boulder, os atletas escalam todas as rotas fixas possíveis em quatro minutos, em uma parede de 4,5 m de altura e equipada com tapetes de segurança. Os percursos variam de dificuldade e os envolvidos não podem praticar a escalada com antecedência. Quando um escalador agarra a pegada final no topo de uma rota com ambas as mãos, considera-se que a completou. Eles enfrentam a parede sem cordas de segurança e podem ter um nova chance, caso caiam durante a tentativa inicial.

As paredes utilizadas para boulder apresentam uma série de desafios, com saliências e alguns apoios tão pequenos que só podem ser segurados com a ponta dos dedos. Cada um deve planejar cada movimento cuidadosamente, pensando sobre que mão e pé colocar nas próximas pegadas, enquanto estão cientes do limite de tempo.

Lead

Essa modalidade envolve atletas que tentam escalar o mais alto possível em uma parede medindo mais de 15 m de altura em seis minutos. Quando um competidor prende sua corda ao puxão superior, ele completou a escalada. Se um atleta cai, a altura alcançada é registrada. Não há novas subidas.

Se dois ou mais esportistas completarem a escalada ou atingirem exatamente a mesma altura, o mais rápido a fazê-lo é declarado o vencedor. Essa é uma atividade exigente para todo o corpo e as técnicas de dinâmica são muito importantes.

Para evitar que os competidores obtenham vantagem ao observar outros escalando paredes diante de seus olhos, cada escalador é mantido longe do ambiente da competição antes de sua vez, e recebe apenas alguns minutos para examinar o território e as rotas antes de começar.