fbpx

Dia a dia

Dobra procura por cloroquina em farmácias no ES

Sindicato que representa farmácias disse ainda que procura por vitamina C, D e medicamentos para aumentar imunidade cresceu durante pandemia

Publicado

em

A procura nas farmácias do Espírito Santo pelos medicamentos com os princípios químicos da hidroxicloroquina e cloroquina dobrou nos últimos meses. Desde março, os remédios, que normalmente são indicados para artrite, lúpus e malária, entre outras doenças, têm sido associado à melhora de pacientes com a covid-19. Mesmo sem comprovação científica, seu uso é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro. Na última quarta-feira (20), o Ministério da Saúde liberou o uso para sintomas iniciais da covid-19, desde que de comum acordo entre médico e paciente. O remédio estava sendo usado para casos mais graves da doença, em pacientes que precisam de internação em UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

> Espírito Santo faz revisão do protocolo da cloroquina

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Remédios associados à melhora da covid-19 têm aumento na procura nas farmácias. Foto: Agência Brasil

O presidente do Sincofaes (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado do Espírito Santo) Edson Daniel Marchiori disse que desde que o medicamento foi associado à melhora da covid-19 a procura dobrou e chegou a faltar remédio para quem faz uso regularmente. “Essas pessoas estão com dificuldade para comprar, porque são poucas lojas que estão tendo. Antes da pandemia, as farmácias costumavam ter poucas caixas do medicamento, porque vendia pouco. Agora, em muitas, acabou de repente”, disse.

> Entidades médicas do ES são a favor de novo protocolo da cloroquina

Segundo Marchiori, mesmo com a exigência de receita médica para a compra do medicamento, estabelecida há poucas semanas, muitos vão até o balcão para procurar o remédio, mas são orientados a ouvir um médico. Outro remédio associado ao tratamento da covid-19 que teve aumento na procura foi a ivermectina, medicamento usado para infestações de parasitas, como piolhos. Assim como a cloroquina, a eficiência da ivermectina ainda não tem comprovação científica.

Além da cloroquina e ivermectina, também triplicou a procura por  vitamina C, D e fórmulas para aumentar a imunidade. Segundo Marchiori, a procura por todos esses produtos têm aumentado por conta da relação com a prevenção e tratamento da doença e também das informações muitas vezes divulgadas na internet, .