fbpx

Dia a dia

Criada barreira para evitar incêndio no Parque Paulo Cesar Vinha

Há três dias os bombeiros tentam controlar o fogo na Área de Proteção Ambiental (APA) em Setiba

Publicado

em

Incêndio destrói vegetação no Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari. Foto: Marcelo Nascimento/Iema

Em 2022, um incêndio destruiu parte do Parque Estadual Paulo César Vinha, em Guarapari. Foto: Marcelo Nascimento/Iema

Pelo terceiro dia consecutivo, equipes do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo (CBES) tentam conter as chamas que atingem a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari. Nesta quinta-feira, foi feita uma barreira em frente à sede do Parque Paulo Cesar Vinha para evitar que as chamas de propaguem para a região.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em 2022, o Parque teve 37% da sua vegetação destruída pelas chamas. Na época, a perícia do Corpo de Bombeiros do Espirito Santo (CBES) concluiu o relatório com as causas e apontou que o fogo foi causado por ação humana. 

Segundo o Corpo de Bombeiros, nesta quinta-feira, as ações realizadas tiveram êxito, freando a frente de fogo que se propaga, ao norte da sede do Parque Paulo Cesar Vinha, no lado oposto da Rodovia do Sol.

Uma equipe de 30 agentes, entre bombeiros militares e funcionários do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), atuou durante todo o dia no combate direto, com duas linhas de combate na frente de fogo.

Foram feitos também trabalhos de reconhecimento de pontos quentes nas proximidades de Jaboticaba, com intuito de verificar a integridade das pessoas e propriedades. As equipes utilizaram o drone com câmera térmica para reconhecimento de pontos quentes e emprego mais eficiente dos recursos.

“O planejamento para esta sexta-feira (13) é  realizar um sobrevoo com drone para reconhecimento dos pontos de calor no inicio do dia e emprego das equipes, que vão continuar no combate à frente de fogo, resfriamento de pontos quentes nas áreas queimadas e alagamento de áreas de turfa”, informou o Corpo de Bombeiros em nota.

Por conta do fogo na região, o Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), em Guarapari, está temporariamente fechado. A informação foi confirmada pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) As visitações estão interrompidas até a próxima segunda-feira (16). A medida é essencial para garantir a segurança dos visitantes, uma vez que um incêndio está afetando a Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, nas proximidades do parque.

O governador Renato Casagrande sobrevoou a Área de Proteção Ambiental atingida pelo fogo, em Guarapari.  Após decretar situação de emergência, Casagrande ressaltou a importância da população no combate os incêndios. “É fundamental que você participe, que você denuncie, que você avise quando encontrar qualquer foco de incêndio, para gente poder reduzir os estragos. Na verdade, reduzir o risco às pessoas, a vida das pessoas, ao patrimônio, o prejuízo da biodiversidade. Então todos nós juntos nesse momento em que o Brasil enfrenta essa forte estiagem e temperatura muito elevada”, reforçou.