Dia a dia
Covid-19: Pacientes relatam divergência em resultados de testes no ES
Resultado de teste em laboratório particular deu positivo e no Lacen, do governo do estado, deu negativo. Infectologista explica motivos

Covid-19: pacientes relatam divergências em testes. Foto: State Public Health Laboratory/ Flickr
Pacientes com sintomas da covid-19 na Grande Vitória têm relatado divergências nos resultados de exames para diagnosticar o vírus. Uma mulher, que não quis se identificar, disse que procurou um hospital particular em Vitória com sintomas do coronavírus. Foi colhida amostra e o exame encaminhado para dois laboratórios, um particular e o outro do governo do estado. O particular deu positivo para Sars-Cov-2 e o do Lacen deu negativo para o vírus.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O infectologista Paulo Peçanha explica que nesse tipo de caso, o ideal é apresentar ao médico ambos os resultados, para que ele avalie o paciente como um todo, pois o exame tem valor junto com os sintomas apresentados pelo paciente e avaliados pelo médico.
“É difícil saber qual está certo, eu diria que o Lacen está trabalhando com alto padrão de qualidade, tenderia a confiar nele. Muitos laboratórios têm comprados testes, já que a oferta de testes na internet têm sido grande, laboratórios podem produzir produtos que podem não ser tão confiáveis com procedências diversas”, ressalta.
O infectologista disse que normalmente os testes de PCR, de mucosa nasal devem ser feitos no início dos primeiros cinco dias de sintomas. Já o teste rápido é de sangue e o ideal é ser feito após uma semana da manifestação de sintomas.
A coordenação do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) informa que esses casos podem ocorrer devido ao paciente ter duas amostras coletadas sequencialmente, o que ocasiona uma escassez de amostra viável (no caso partículas virais) na segunda amostra coletada. Esclarece ainda que esses resultados podem ser causados também por reações falso-positivas por problemas na execução da metodologia. O Lacen esclarece que trabalha com tecnologia de extração automatizada justamente para evitar resultados de falso-positivo.
