Dia a dia
Covid-19: média móvel dos casos diários no Espírito Santo sobe para 1.159
Os dados observados levam em consideração os últimos sete dias (intervalo entre 10 de julho e esta quinta-feira, dia 16

Gráfico; coronavírus; covid-19. Foto: Divulgação
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A média móvel dos casos e de óbitos do novo coronavírus no Espírito Santo teve uma leve alta nesta quinta-feira, dia 16. A média móvel é um cálculo baseado nos registros da pandemia dos últimos sete dias no estado. Na última quarta-feira, a média de casos estava em 1.116 e nesta quinta-feira ela subiu para 1.159 casos. Já a média de mortes diárias no estado subiu de 26 para 29 óbitos. Os dados de hoje levam em consideração o intervalo entre o dia 10 de julho e esta quinta-feira, dia 16. Eles têm como base os números divulgados no Covid-19 da Secretaria de Estado da Saúde.
> Espírito Santo registra 40 mortes pela covid-19 e 1.766 casos em 24 horas
O levantamento aponta ainda que a média móvel em Vila Velha (10.555 casos desde o início da pandemia), que lidera o ranking dos municípios com maior registro de infectados, subiu de 159, na quarta-feira, para 184 casos nesta quinta-feira. Nas últimas 24 horas, o município canela-verde somou 332 novas notificações. Enquanto a Serra (9.643 casos no total) oscilou de 103 para 116 notificações médias por dia. Já Vitória (9.595), o terceiro maior número desde o início da pandemia, teve em média 126 casos por dia, superior aos 111 de quarta-feira
Desde esta quarta-feira (15), o Portal ES360 ou a divulgar a média móvel de mortes e casos do novo coronavírus no Espírito Santo. Especialistas acreditam que esta é a melhor forma de acompanhar o comportamento da pandemia. Reduzindo as oscilações bruscas provocadas pelo acúmulo dos dados nos fins de semana, quando a tendência é que os números divulgados caiam – não porque a situação melhore, mas por simples efeito da redução no ritmo de trabalho nos locais responsáveis pela notificação – hospitais, prefeituras e secretarias estaduais de Saúde. Normalmente Quando os registros pendentes são divulgados, elevam artificialmente os registros dos dias úteis.
