Dia a dia
Coronavírus: lojas da Praia do Canto devem fechar as portas
Contra o avanço da covid-19 estabelecimentos do bairro estudam interromper o funcionamento a partir desta quinta-feira (19)

Lojas da Praia do Canto. Foto: Chico Guedes
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Lojas de rua da Praia do Canto devem começar a fechar as portas a partir desta quinta-feira (19) como medida de proteção contra o avanço da covid-19. Desde o início da semana, muitos lojistas já trabalham com a opção de entregas e frete grátis para impulsionar as vendas na região. As lojas dos shoppings da Grande Vitória já reduziram em quatro horas o horário de funcionamento desde quarta-feira (18), abrindo das 12h às 20h com o aumento dos casos de coronavírus. O governador Renato Casagrande disse que a redução do movimento nos shoppings chegou a em 60% nos últimos dias.
> Governo do ES determina fechamento de academias e suspende consultas eletivas
Segundo o presidente da Associação Comercial da Praia do Canto, Cezar Saade, algumas lojas de rua do bairro já cogitam fechar a partir de quinta-feira (19), mas ele orientou aguardar a ordem do poder público para definir as estratégias de funcionamento.
> Online: o show vai continuar no Brasil
“A AC não tem em seu estatuto poder para interferir nas questões internas de cada estabelecimento, portanto não podemos com os Shopinng Centers definir horário reduzido ou até mesmo fechamento total. Estou em contato com a cúpula do governo estadual e é bem provável que até segunda-feira venha uma decreto de fechamento do comércio de rua na Grande Vitória. Geralmente esses decretos vem com uma série de prerrogativas que aremos a ter direito pelos lucros cessantes da paralisação (prorrogação de impostos etc). É uma crise sem precedentes na história e acho muito difícil chegar a um equilíbrio entre o pânico e as medidas realmente necessárias e eficazes”, afirma Saade.
