Dia a dia
Conheça as diferenças do exames disponíveis para detectar covid-19
Saiba que tipo de exame realizar quando tiver sintomas da covid ou contato com alguém positivo. Laboratórios fazem testes via drive-thru
Após três meses da implantação das medidas de isolamento social por conta da covid-19, o Espírito Santo tem oficialmente 36 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Mas como os testes disponíveis na rede pública são direcionados para pacientes graves, internados ou com mais de 45 anos, muitas pessoas que apresentaram sintomas nesse período ficam sem saber de fato se tiveram contato com o vírus que provoca a covid-19, o Sars-cov-2.
No mercado, há várias opções de testes disponíveis em laboratórios da rede particular, com exames feitos até via drive-thru, mas saiba que cada tipo de teste é recomendado para um momento após possível contato com o vírus. Para alguns é preciso ter sintomas e outros só detectam os anticorpos uns 20 dias depois da pessoa ter contato com o vírus.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O médico Thanguy Friço explicou que ao sentir sintomas característicos da covid como tosse seca, falta de ar, dor de cabeça, perda do olfato e paladar e até cólica intestinal e diarreia, a pessoa pode fazer o teste PCR, do terceiro ao décimo dia de sintomas. Esse é o teste realizado com um cotonete que faz a coleta do material genético presente no nariz ou garganta. Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), entre os testes disponíveis, só o PCR tem função diagnóstica, pois atestam a presença do vírus.
“O principal objetivo é detectar a presença do vírus na pessoa e indicar o isolamento. Pode ser feito por quem teve sintoma ou dias após ter contato com alguém que testou positivo. Esse é o exame padrão ouro com 99% de acerto e indicado pela OMS (Organização Mundial da Saúde)”, explicou.
Há ainda as opções de testes rápidos e sorológicos, que são feitos pela coleta do sangue e detectam se o corpo produziu anticorpos, logo, atestando que a pessoa teve contato com o vírus que provoca a covid-19. Esses testes normalmente são indicados para pacientes assintomáticos no momento, mas com histórico gripal recente, que gostariam de confirmar se o quadro gripal foi coronavírus ou pessoas que tiveram contato com pacientes covid-19 positivo.
Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a utilização de testes rápidos antes de oito dias de sintomas pode levar a resultados negativos mesmo nas pessoas que possuem o vírus e produziram anticorpos,sendo, portanto,um resultado “falso negativo”, muitas vezes pela carga imunológica (quantidade de anticorpos) estiver baixa.
“O nosso corpo começa a produzir anticorpos por volta do sétimo dia. Até o 12º dia, começam a ser produzidos os IGm, chamados de anticorpos da fase aguda, quando o corpo está se recuperando a doença. A partir de 12 ou 14 dias o corpo começa a produzir o IGg, que representa a fase tardia da doença”, explicou Friço.
Alguns laboratórios fazem testagem via drive-thru. Um deles é o Teste Covid Brasil, disponível até 15 de julho no estacionamento do Shopping Vila Velha. A testagem drive thru poderá ser solicitada com antecedência no site www.testecovidbrasil.com.br. A medida visa garantir o isolamento social, haja vista que o processo será todo online, com a liberação de QR Code a ser apresentado na hora do exame.
O Cremasco também realiza os testes via drive-thru e mediante agendamento prévio, que pode ser agendado pelo site http://cremascomedicina.com.br/covid19/
Opções de testes
• Teste rápido: É capaz de detectar a presença de anticorpos (IgG e IgM) que são produzidos pelas células de defesa pelo corpo humano por meio de um furo no dedo ou também pela coleta do sangue venoso, nesse último caso o sangue é processado para aferir somente o plasma. O resultado fica disponível de 15 minutos até 6 horas após coleta.
• Teste PCR: Consiste na detecção de sequências do RNA viral, que identificam de forma precisa a presença do vírus na amostra analisada. Amostras retiradas da cavidade nasal, da garganta e das vias respiratórias inferiores. Esse teste é o padrão ouro para pacientes com sintomas agudos (do 3º ao 10º dia). O resultado fica pronto a partir de 3 dias.
• Teste sorológico: Este é um exame realizado em laboratório para a detecção qualitativa e quantitativa de anticorpos IgG e IgM para o novo coronavírus no sangue. Esse teste é indicado para pacientes com sintomas há pelo menos 7 dias. Pacientes assintomáticos no momento, mas com histórico gripal recente, que gostariam de confirmar se o quadro gripal foi coronavírus ou pessoas que tiveram contato com pacientes covid-19 positivo.
