fbpx

Dia a dia

Começam as obras de restauração do Theatro Carlos Gomes

A previsão é que o Theatro seja aberto para o público em dois anos e meio. O local terá um café, que ficará aberto para o público mesmo quando não tiver apresentação

Publicado

em

Theatro Carlos Gomes em obras.

Obras no Theatro Carlos Gomes já começaram. Foto: Patrícia Battestin

Um dos maiores símbolos da cultura capixaba, o Theatro Carlos Gomes, já está em obras. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira (15) durante uma visita do governador Renato Casagrande ao local. A previsão é que o Theatro seja aberto para o público em dois anos e meio.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O projeto está sendo realizado por meio da Iniciativa Resgatando a História, com recursos da EDP e BNDES. “Quando soubemos desta oportunidade de revitalizar o Teatro Carlos Gomes, dissemos logo que sim. Dizer que sim significa investirmos R$ 20 milhões no programa, que é um programa de parceria, entre o BNDES e empresas privadas. Nós colocamos a metade do dinheiro e o BNDES coloca a outra metade. Há um processo muito sério de candidatura e apresentamos esse projeto obviamente com o apoio do Governo do Estado do ES e o projeto foi aprovado, porque as pessoas entenderam a importância de dar uma nova vida para este teatro, que tem quase cem anos, e para esta região”, disse o presidente da EDP no Brasil João Marques da Cruz.

O responsável pela obra é o Instituto Modus Vivendi. Segundo a presidente do órgão Erika Kunkel, o projeto vai fazer com que o Carlos Gomes volte a ser o grande palco da cultura do Estado. “Nós vamos preservar toda a originalidade do Theatro, mas também vamos trazer um novo uso, mais contemporâneo, com novos equipamentos, projeto de segurança, climatização nova, entre outros detalhes. O projeto é amplo e complexo, que resgata nossa memória afetiva, que resgata o Centro de Vitória”, detalhou Erika.

Depois de pronto, o Carlos Gomes vai contar com um café no foyer, que ficará aberto para o público mesmo quando não tiver apresentação. “O Theatro Carlos Gomes é um dos nossos mais importantes patrimônios. É peça fundamental para a cultura do Espírito Santo. Foi palco de incontáveis eventos que marcaram o tempo. Mais do que restaurar, as obras vão proporcionar uma nova dinâmica para o local”, disse o secretário Estado de Cultura, Fabrício Noronha.

O governador Renato Casagrande comemorou a abertura dos trabalhos que levarão o capixaba de volta ao Theatro Carlos Gomes. “Nós chegamos em 2019 o Theatro estava fechado. Então nós tomamos a iniciativa, fizemos todo um levantamento do acervo, das condições do Theatro, dos equipamentos. A partir disto fizemos um termo de referência, elaboramos um edital, contratamos um projeto. É uma obra com muitos detalhes, uma obra histórica, difícil de identificar o que precisava ser restaurado. Hoje nós estamos dando início. Uma vitória da população capixaba. O Theatro é um símbolo que todos nós amamos, pela sua beleza, por tudo aquilo que ele representa. Tanto para a história do nosso Estado, quanto para a história do Centro de Vitória”, afirmou.

Cronograma das obras

1º de maio a 9 de junho de 2023

Montagem do canteiro de obras, contratações, licenças e aprovações.

12 de junho a 1º de setembro de 2023

Demolições, regularizações e impermeabilização no pavimento superior e platibanda.

12 de junho a 27 de outubro de 2023

Restauro do telhado e do madeiramento, instalação do adiço, calhas e rufos.

4 a 29 de setembro de setembro de 2023

Execução da estrutura metálica para as caixas d’água.

12 de junho a 27 de outubro de 2023

Execução do serviço de instalações elétricas em toda a edificação.

30 de novembro a 1º de dezembro de 2023

Execução do serviço de instalações de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).

4 de dezembro de 2023 a 1º de março de 2024

Execução do serviço de instalações de combate a incêndio.

30 de outubro de 2023 a 2 de fevereiro de 2024

Execução do serviço de instalações de climatização.