fbpx

Dia a dia

Com ocupação abaixo de 70%, hospitais de covid vão atender outros pacientes

Secretaria de Saúde prepara a reversão dos leitos de covid quando a ocupação ficar abaixo de 70%. Mudança vai começar no Dório Silva

Publicado

em

Secretário Nesio Fernandes ao lado de subsecretário Luiz Carlos Reblin. Foto: Divulgação

Com a ocupação de UTI ficando abaixo de 80% na última semana, o Espírito Santo já planeja o início da reversão dos leitos exclusivos para atender pacientes com covid-19 para serem utilizados por pessoas com outras enfermidade. Atualmente, o estado tem 704 leitos de UTI da rede própria, filantrópica e leitos comprados da rede particular.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o secretário de estado da Saúde, Nesio Fernandes, a reversão dos leitos vai começar pelo hospital Dório Silva, de forma parcial, para atender pacientes com outros problemas de saúde. A faixa de segurança de migração dos leitos terá como referência a oscilação das taxas entre 70% e 80%. Quando estiver abaixo de 70%, é possível a agem de leitos para pacientes com outras enfermidades. Se isso provocar nova pressão no sistema de saúde e a ocupação para covid superar os 80%, os leitos voltam a ser usados no atendimento da covid.

“A partir da próxima semana, havendo ocupação abaixo de 70% já vamos começar a atender outros pacientes com os leitos. A partir de agora vamos ajustando a rede hospitalar de acordo com o tamanho da pandemia”, destacou Nésio.