Dia a dia
Centro Cultural Carmélia terá TV, rádio e teatro em Vitória
O local já é ocupado pela TV Educativa e com as reformas previstas terá também a Rádio Espírito Santo e um teatro

Centro Cultural Carmélia. Foto: Renato Rocha
Um importante imóvel do bairro Mário Cypreste, em Vitória, enfim terá um destino apropriado. O Centro Cultural Carmélia, próximo do Sambão do Povo, foi cedido ao governo do Estado pela Superintendência de Patrimônio da União. O contrato de cessão foi assinado nessa quinta-feira (14) em uma solenidade na capital.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Quem a em frente ao prédio se depara com mato alto, uma quadra esportiva abandonada e uma fachada com pintura totalmente desbotada. Nada que represente o peso histórico do imóvel inaugurado em 1986, que já sediou grandes festivais de teatro.
Com a posse do prédio, o governo do Estado promete que vai iniciar as intervenções pelo telhado, forro e a limpeza do local. Na sequência, serão contratados os projetos de reforma para futuramente o espaço integrar o projeto Cidade istrativa do Governo do Estado.
Hoje, parte do Centro Cultural Carmélia é ocupado pela TV Educativa. Segundo a secretária de Estado de Turismo, Lenise Loureiro, com as reformas previstas ele abrigará também a Rádio Espírito Santo e um teatro. “Vamos manter as referências deste espaço, um lugar de arte, cultura, de entretenimento, educação e comunicação”.
De acordo com o superintendente do Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU-ES), Mauro Pavão Madureira, a cessão do imóvel ao governo capixaba seguiu uma orientação do Governo Federal e da Secretaria de Coordenação e Governança do Patrimônio da União.
Cidade istrativa
A cessão do Centro Cultural Carmélia para o Governo do Estado fortalece ainda mais o projeto Cidade istrativa, do governo do Estado. A medida tem como objetivo reduzir a ociosidade dos espaços, movimentar a região do Centro de Vitória, fortalecendo o comércio e serviços locais, bem como facilitar o o dos cidadãos aos órgãos públicos.
Já integram o projeto e estão instalados no Centro de Vitória o Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES), a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), a Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), o Centro de Acolhimento e Atenção Integral sobre Drogas (CAAD) e a Circunscrição Regional de Trânsito de Vitória (Ciretran). E em breve, o antigo Saldanha da Gama será transformado na Casa do Turismo Capixaba, com a sede da Secretaria de Turismo (Setur). Por fim, também será instalado na região o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (ICEPi), que terá como sede o antigo prédio Inocops.
Além da transferência de secretarias e autarquias para a região, também foram feitas concessões com a sociedade civil como, por exemplo, o antigo Hotel Majestic para a Sociedade ALEF BET, organização social sem fins lucrativos que proporciona ações socioeducativas para crianças e adolescentes das comunidades do Centro da capital.
“Nossa intenção vai além da união dos serviços públicos no Centro. Queremos movimentar o espaço, contribuir para a revitalização deste local, valorizando os patrimônios culturais como também fortalecendo a economia”, pontuou Lenise Loureiro.
