Dia a dia
Casas de show e cinemas serão fechados no estado
Determinações fazem parte de um novo pacote de medidas anunciadas pelo governo e valem por 30 dias. Ações também incluem a retirada de circulação dos ônibus com ar-condicionado e seletivos
A realização de eventos com mais de 100 pessoas e o funcionamento de casas de show, boates, cinemas, museus e teatros estão proibidos por 30 dias. As determinações fazem parte de um novo pacote de medidas anunciado ontem pelo governo do estado para tentar reduzir a disseminação do coronavírus entre a população. O estado tem oito casos confirmados da doença e 341 em investigação.
A partir de hoje, também deixam de circular os 110 ônibus com ar-condicionado do sistema Transcol, que serão substituídos por veículos da frota reserva. Nos próximos dias, a oferta desses coletivos poderá ser adequada à demanda. Amanhã, saem de circulação os 49 ônibus seletivos do sistema. A recomendação é para que as janelas dos veículos sejam mantidas abertas sempre que possível para garantir a ventilação.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com a Ceturb (Companhia Estadual de Transportes Coletivos de ageiros do Estado), ontem o fluxo de ageiros apresentou redução de 5%.
As empresas de transporte já reforçaram a higienização dos coletivos, ampliando de uma para duas vezes por dia, com utilização de água sanitária para limpar alças, corrimão e outras superfícies.
Servidores
O estado também decretou que 2.160 servidores da área istrativa poderão trabalhar de casa por 30 dias. São grávidas, lactantes, portadores de doenças respiratórias e pessoas com mais de 60 anos que possuam morbidades como hipertensão e diabetes.
Motoristas e cobradores de ônibus com mais de 60 anos também serão afastados das funções dentrovdos coletivos.
O governador também sugeriu e disse estar discutindo com o Poder Judiciário a possibilidade de detentos do regime semiaberto e detentos vulneráveis poderem cumprir prisão domiciliar com monitoramento por tornozeleira.
“O objetivo das medidas é evitar a contaminação e diminuir a circulação. Queremos que as pessoas estejam conscientes da responsabilidade de cada um”, disse Casagrande.
Como fica o funcionamento de alguns serviços
Transporte público
O governador Renato Casagrande proibiu a circulação dos 110 ônibus com arcondicionado do Transcol a partir de hoje. Eles serão substituídos por ônibus reserva. A oferta poderá ser adequada diante da demanda. Amanhã, param de rodar os 49 seletivos. Hoje, a Ceturb vai divulgar linhas alternativas. Os coletivos devem circular com as janelas abertas, sempre que possível. Além disso, 200 motoristas e 100 cobradores com mais de 60 anos vão ser afastados dos coletivos por 30 dias.
Cartão GV
A orientação do governo do estado é priorizar o pagamento das agens com o Cartão GV sempre que possível para evitar o uso do dinheiro e de moedas. Com escolas fechadas a partir de segunda, o e-escolar está suspenso a partir do sábado, dia 21.
Casas de shows e cinemas
O estado determinou a proibição de todos os eventos culturais. Portanto, casas de shows, boates, cinemas, museus e teatros devem ficar fechados pelos menos nos próximos 30 dias. Só podem ser realizados eventos com limite de 100 pessoas — e em espaço com capacidade para 300.
Bares e restaurantes
Não estão incluídos na restrição do governo. O Sindibares afirmou em rede social que não há indicativo de suspensão de atividade e orienta o reforço das boas práticas de higiene.
Condomínios
A orientação da Ademi-ES é suspender o uso de piscinas, saunas, assim como salão de festas e churrasqueiras nos condomínios. Na academia, a atenção deve ser redobrada e o uso do álcool gel 70%, incentivado.
Atividades esportivas
Vitória suspendeu até o fim do mês as atividades esportivas, como torneios, jogos, aulas de aeróbica, escolinhas de esporte e academia. O Capixabão também foi suspenso pela Federação de Futebol Capixaba.
Saúde
O estado já tem disponível 14 leitos para tratamento de casos de coronavírus no hospital Jayme Santos Neves, na Serra, e pretende ter até 120 no mês de abril, com espaços nos hospitais Dório Silva e Estadual de Vila Velha. Poderá comprar leitos na rede privada e solicitar leitos em hospitais filantrópicos para liberar espaços para o
coronavírus nos hospitais de referência da rede.
Missas
O Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos, dispensou os fiéis de participarem das missas e celebrações da igreja, até mesmo durante a Semana Santa. A medida, respaldada pelo Código de Direito Canônico, visa cooperar com as normas sanitárias a fim de frear a propagação do novo coronavírus. As celebrações também serão mais breves.
Sistema prisional
O governo sugeriu ao Poder Judiciário que detentos do regime semiaberto e detentos vulneráveis (como idosos, portadores de HIV e tuberculose) possam cumprir pena em prisão domiciliar monitorada com tornozeleira eletrônica. A decisão cabe ao juiz de cada Vara Criminal. Também recomendou que se evitem visitas ao sistema prisional.
Servidores públicos
2.160 servidores da área istrativa com mais de 60 anos e com morbidades, grávidas, lactantes e portadores de doenças respiratórias poderão solicitar trabalhar em casa por 30 dias. Os pedidos serão avaliados pelos gestores.
