Dia a dia
Casagrande anuncia as regras para o lockdown
Medidas, que serão adotadas em caso de ‘risco extremo’, prevêem desde a restrição quase total das atividades comerciais até um rodízio para a circulação das pessoas em caso de necessidade absoluta
O governador Renato Casagrande apresentou nesta quarta-feira (10) as regras a serem adotadas caso o Espírito Santo chegue ao estágio de “risco extremo”, como vem sendo definido pelo governo. Esse estágio será atingido caso se atinja a marca de 91% de ocupação dos leitos de UTI. As regras do lockdown prevêem, entre outros pontos, a proibição da circulação de pessoas das 21h às 5h e multa para quem frequentar praias e parques. Supermercados, padarias e postos de combustíveis só vão poder funcionar de segunda a sexta, das 7h às 19h e com metade dos clientes que frequentam nesse período. Haverá rodízio também das pessoas que não estão em isolamento: uma parte poderá sair nos dias pares, e a outra, em dias ímpares, conforme o número do F. Se forem adotadas, as medidas vão vigorar durante 14 dias, prazo adotado pelos especialistas como ciclo da doença.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As medidas foram apresentadas nesta quarta-feira (10) por Casagrande a entidades como a Assembleia Legislativa, Ministério Público, prefeitos da Grande Vitória, presidente da Associação dos Municípios e fórum das federações. O governador destacou que nesta semana e na semana que vem, a previsão é que os 36 municípios em risco alto permaneçam dessa forma, assim como os 42 de risco moderado. “Se não chegarmos a 90% dos leitos ocupados de UTI, a matriz deve se manter no estágio atual na semana que vem. Caso e de 90%, os municípios em risco alto devem ir para risco extremo. Espero que a gente não chegue, mas temos que validar as medidas”, disse, referindo-se às regras a serem adotadas se o limite de leitos ocupados for ultraado.
> Espírito Santo registra 33 mortes por coronavírus em 24 horas
O governador mostrou preocupação com a movimentação das pessoas durante o feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (11). Casagrande ressaltou que decidiu pelo ponto facultativo na sexta-feira com o objetivo de as pessoas respeitarem o isolamento, “e não para que frequentem praias, parques e praças”. “É para reduzir a interação, aumentar o isolamento e reduzir a pressão sobre o sistema hospitalar. Temos que abrir mão da praia para que a gente possa ter atividade econômica e salvar vidas”, ressaltou.
Veja abaixo as principais medidas anunciadas pelo governador
Proibição de circulação
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, apresentou as medidas de risco extremo. A proibição da circulação das pessoas nas ruas será das 21h às 5h, exceto para atividades essenciais. Os trabalhadores de atividades essenciais vão ter uma espécie de “carimbo” para atestar que podem circular. Em alguns casos será preciso ar um site que está sendo elaborado pelo governo para conseguir essa autorização. O plano prevê ainda multa para o cidadão que circular sem máscara ou fora do horário permitido, e proíbe que as pessoas frequentem espaços públicos, como praias e parques. O valor da multa ainda será definido. Pelas regras disponíveis atualmente, ela giraria entre R$ 5 mil e R$ 6 mil. Mas esses valores foram considerados altos e serão reavaliados.
Rodízio por F
Também está previsto rodízio para pessoas que por algum motivo tiveram de sair de casa (para ir ao supermercado, por exemplo. Será adotado um rodízio baseado no número do F. Os que tiverem documento terminado em número par saem em dias pares, F com final ímpar dará à pessoa o direito de sair em dias ímpares. Isso é para evitar que as pessoas saiam nas ruas ao mesmo tempo e evitar aglomeração. Em compras em supermercados, por exemplo, o cliente terá que informar o F.
Atividades comerciais
O número de pessoas permitido nos supermercados será reduzido pela metade nos supermercados e padarias. A presença de clientes será limitada a um a cada 20 metros quadrados, atualmente essa proporção é de um cliente a cada 10 metros quadrados. Supermercados, postos de combustíveis e outros estabelecimentos essenciais devem funcionar somente de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Aos finais de semana funcionarão somente serviços de saúde e de farmácia. Os restaurantes ficam autorizados a funcionar apenas para delivery.
Fiscalização nas praias
O secretário de Planejamento, Alvaro Duboc, disse que participou na tarde desta quarta-feira (10) de uma reunião com as prefeituras da Grande Vitória para elaborar um protocolo integrado de fiscalização neste feriado, de quinta a domingo. “A partir desse feriado a gente vai intensificar as ações que vínhamos realizando, com orientação e conscientização do Corpo de Bombeiros com seus veículos nas areias das praias. Vamos ter os guarda-vidas para nos ajudar. A prefeitura de Vitória vai distribuir máscaras e vamos colocar também veículos com sistema de sonorização pedindo para que as pessoas voltem para casa nas praias, parques e praças.
Confira as medidas na íntegra:
