fbpx

Dia a dia

Câmeras multam mais de 15 mil motoristas infratores em Vila Velha

As câmeras de videomonitoramento estão fixadas nas principais vias do município

Publicado

em

As câmeras estão instaladas nas principais vias de Vila Velha. Foto: Divulgação (prefeitura)

As câmeras de videomonitoramento da prefeitura de Vila Velha estão de olho, literalmente, nos motoristas que cometem infrações de trânsito no município.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Desde acordo com dados da prefeitura, de janeiro a dezembro de 2022, foram 15.185 autuações a motoristas infratores. Já as câmeras da “Muralha Eletrônica”, o chamado cerco eletrônico, só ajudam a elucidar crimes. 

As infrações são variadas como estacionar em faixa de pedestre, em fila dupla, em local impróprio, em vagas de carga e descarga de mercadorias, calçada ou uso de celular ao volante.

As multas acontecem após observação dos agentes de trânsito que ficam na Central de Videomonitoramento.

No entanto, as multas só podem serem aplicadas em vias onde exista uma sinalização alertando aos motoristas que o local está sendo monitorado por câmeras.

Atualmente, a prefeitura possui 15 pontos de monitoramento e 27 vias vigiadas pelas câmeras. Entre as ruas estão a Santa Leopoldina, em Itaparica; e a Rodovia Carlos Lindenberg, além da orla da cidade. 

O uso de câmera para coibir infrações foi permitido após uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito do dia 1º de abriu de 2022.

A prefeitura de Serra informou que também estuda utilizar as câmeras para monitorar as infrações de trânsito. “O município está em processo de sinalização das vias para que os populares saibam que são monitoradas. Ainda não há previsão para início destas atividades, disse.