fbpx

Dia a dia

Bike GV: ônibus que transportam bicicletas serão mantidos com a ciclovia?

O programa foi criado com o objetivo de incentivar o uso das bicicletas e possibilitar a travessia dos ciclistas de Vila Velha para Vitória e vice-versa

Publicado

em

Com a inauguração da Ciclovia da Vida e do Aquaviário, que tem capacidade para transportar bicicletas, surgiu uma dúvida. O serviço Bike GV será mantido pelo Governo do Estado?

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O programa foi criado em 2013 com o objetivo de incentivar o uso do meio de transporte alternativo e possibilitar a travessia dos ciclistas de Vila Velha para Vitória e vice-versa. Atualmente, é possível pedalar entre um cidade e outra, ou transportar o veículo em uma das embarcações que circulam pela baía de Vitória.

Mesmo oferecendo outras opções para que essa travessia seja realizada, o governo não pretende acabar com o serviço. A informação foi confirmada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi).

A Ciclovia da Vida foi inaugurada no último dia 27 de agosto e o aquaviário uma semana antes, dia 20 de agosto. Com os dois sistemas em funcionamento, a Semobi irá avaliar o uso do Bike GV e, a partir das informações, compreender e ajustar a demanda e oferta do serviço.

Bike GV

Iniciado em 2013, o projeto tem como principal meta incentivar a utilização de bicicletas como um meio de transporte. Ele também serve como uma opção para atravessar a Terceira Ponte, que não conta com uma ciclovia. Diariamente, os ônibus pertencentes à linha 400 ligam Vila Velha a Vitória, beneficiando trabalhadores, estudantes e esportistas que querem se deslocar à capital sem abandonar suas bicicletas.

A frota, que consiste em dois ônibus, tem capacidade para acomodar 17 bicicletas e seus respectivos proprietários em cada veículo. O custo da agem é de R$ 2,25, metade do valor normal da agem do Transcol e o pagamento só é aceito através do CartãoGV.