Dia a dia
Barco não chega e início do Aquaviário na Grande Vitória fica para 2023
A previsão inicial era de que o sistema estivesse em operação até o fim deste ano
A novela sobre o início das operações no novo Aquaviário na Grande Vitória ganhou novo capítulo nesta terça-feira (22). A previsão de que os capixabas já pudessem utilizar o serviço no fim deste ano não se confirmou e uma nova data foi programada pelo Governo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura informou que a operação do Sistema Aquaviário será iniciada até o primeiro trimestre do ano que vem, com três estações e três barcos.
“Ainda este ano, serão realizados todos os testes operacionais necessários, concomitantemente à finalização das obras dos pontos de embarque e desembarque”, diz o trecho do comunicado.
Mesmo questionada pela reportagem do portal ES 360, a secretaria não respondeu o motivo do adiamento.
Em entrevista ao ES 360 em outubro, o subsecretário de Estado de Mobilidade, Léo Carlos Cruz, declarou que as obras da estação que vai funcionar na Praça do Papa estavam mais desaceleradas que as demais, na Prainha (Vila Velha) e em Porto de Santana (Cariacica).
No entanto, a previsão era de que os três barcos que integrariam o sistema estariam prontos para funcionar em dezembro.
O primeiro barco, com capacidade para 98 ageiros, já está no Estado. A informação era de que outro fosse chegar em novembro e outro em dezembro. Juntos terão espaço para transportar 218 pessoas. Agora, as duas últimas embarcações devem chegar até o fim do ano.
O Aquaviário
O valor das embarcações está incluso no custo total da operação, abrangendo também tripulação, equipamentos e serviço e é de R$ 612 mil mensais por barco. A operação será integrada à operação do Sistema Transcol, por meio do CartãoGV. A previsão é de que a operação seja iniciada até o fim deste ano.
A tarifa para utilizar o sistema aquaviário será a mesma do Sistema Transcol e o pagamento via CartãoGV. Os benefícios de gratuidade e e escolar vigentes no sistema Transcol também valem para o sistema aquaviário. A operação do novo sistema também seguirá o mesmo modelo de regras do Transcol para conexão temporal com os coletivos que am nos pontos de ônibus próximos às estações.
