Dia a dia
Banco de leite do Himaba registra baixo estoque neste início do ano
Para atender à necessidade das crianças são necessários, em média, 70 litros de leite por semana e ultimamente o estoque semanal não tem ado de 10 litros

Doações ao Banco de Leite do Himaba. Foto: Divulgação/Sesa
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As festas de final de ano, as férias e a pandemia do novo coronavírus provocaram uma queda no estoque do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha. O Himaba faz um apelo para que as mães que estejam amamentando façam a sua doação de leite humano, que será utilizado para atender à demanda interna dos bebês prematuros ou de baixo peso, internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin).
Para atender à necessidade das crianças são necessários, em média, 70 litros de leite por semana e ultimamente o estoque semanal não tem ado de 10 litros. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.
A responsável técnica pelo Banco de Leite do Himaba, Angélica Carvalho, lamenta a queda das doações. “As nossas doações caíram muito. Várias doadoras não estão conseguindo ajudar mais e não entraram novas doadoras. Tradicionalmente, esse período de festas e férias costuma ter uma baixa nas doações e agora juntou ainda com a pandemia. Para as mães que estão em casa, saudáveis e que percebem que têm excesso de leite, se puderem doar, queremos que saibam que é seguro. Tomamos todas as precauções para proteger a saúde da doadora e sua família. Aguardamos o telefonema daquelas que puderem ajudar”, disse Angélica Carvalho.
Como doar no Himaba
Desde o início da pandemia, o atendimento externo está sendo feito das 8h às 15 horas. Para doar, basta a mãe estar em fase de amamentação, o bebê em aleitamento exclusivo, e entrar em contato pelo telefone (27) 3636-3151, com a equipe do Banco de Leite Humano, que dará todas as orientações sobre os procedimentos para a coleta e armazenamento do leite. A coleta pode ser feita pelo Himaba na residência da lactante uma vez por semana, em dia e horário agendados.
Em tempos do novo coronavírus, as mães doadoras não podem ser portadoras da covid-19 ou terem contato com o vírus. E, é importante que garantam toda higienização antes, durante e após o processo de extração de leite.
