fbpx

Dia a dia

Após investimento de R$ 900 mil, placas de energia solar devem ser retiradas da Praça do Papa

As duas microusinas de geração de energia solar foram instaladas em 2019, na gestão do ex-prefeito Luciano Rezende

Publicado

em

Usina de geração de energia solar na Praça do Papa, em Vitória. Foto: Leonardo Silveira

Usina de geração de energia solar na Praça do Papa, em Vitória. Foto: Leonardo Silveira

A Prefeitura de Vitória avalia a desmontagem e retirada das placas de energia solar colocadas no estacionamento da Praça do Papa, na Enseada do Suá, em Vitória. As duas microusinas de geração de energia solar foram instaladas em meados de 2019, na gestão do ex-prefeito Luciano Rezende, e contou com um investimento de R$ 900 mil, dividido ao longo de seis anos.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O morador Rodney Berger ficou indignado ao ar pelo local e flagrar todas as placas de energia solar desligadas na última quarta-feira (12). “Havia achado inclusive uma excelente ideia da gestão municipal ada. Pensei que seria expandido. Hoje todas essas placas estão desligadas. Elas servem apenas como uma telha comum. Todas as caixas estão sem ligação e os fios das placas expostos”, comentou.

Na época, a prefeitura argumentou que a energia solar gerada na região da Praça Papa seria usada para iluminar algumas partes da capital, como as luminárias de algumas praças e também nas sinalizações de trânsito. A proposta era que os sistemas iriam equivaler ao consumo médio mensal de, aproximadamente, 100 casas populares, dependendo da incidência da luz solar.

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informou nesta segunda-feira (17) que, diante da inviabilidade técnica econômica da Usina, técnicos do órgão avaliam a desmontagem e retirada da mesma.