Dia a dia
Apagão cibernético atrasa voos e afeta bancos no mundo
O apagão cibernético que ocorre nesta sexta-feira (198) está relacionado a sistemas Windows da empresa de segurança digital CrowdStrike

Apagão cibernético atrasa voos e afeta bancos no mundo. Foto: (Reprodução: Web)
Na sexta-feira (19), um apagão cibernético causou atrasos em voos e prejudicou serviços bancários e de comunicação em todo o mundo. O problema está relacionado a sistemas Windows da empresa de segurança digital CrowdStrike. A Microsoft afirmou que a falha já foi resolvida, mas problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios de ação hacker.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Impacto em companhias aéreas e bancos
De acordo com publicação do Portal G1, nos Estados Unidos, as companhias aéreas American Airlines, United e Delta paralisaram todos os voos, enquanto a JetBlue mantém operações normais. No Brasil, usuários relataram que aplicativos de bancos ficaram fora do ar. Bolsas de valores ao redor do mundo enfrentaram interrupções.
Afetados pelo apagão cibernético
A Austrália confirmou que o incidente está relacionado a problemas na CrowdStrike. A empresa de cibersegurança, que atende grandes corporações, reconheceu falhas no sensor “Falcon” em sistemas Windows.
Na Europa, a Eurowings cancelou todos os voos entre Alemanha e Reino Unido até as 15h, horário local. Em Berlim, decolagens foram suspensas por algumas horas, e no aeroporto de Singapura, companhias aéreas realizam check-ins manualmente. Hong Kong também adotou procedimentos manuais, mas sem afetar os voos.
Interrupções em mídia e serviços
Ainda segundo o G1, a Sky News do Reino Unido, TF1 e Canal+ na França enfrentaram problemas de transmissão. Na Austrália, a rede ABC paralisou completamente a programação, e a Sky News Australia ficou parcialmente fora do ar. Nos EUA, o serviço de emergência 911 ficou fora do ar no Alasca.
Serviços bancários e de mídia na Austrália foram afetados, levando ao fechamento temporário de algumas lojas. Bancos na Nova Zelândia também enfrentaram interrupções. No Reino Unido, o serviço de trem e sistemas de saúde, incluindo agendamentos de consultas e farmácias, foram impactados. Na Alemanha, cirurgias eletivas foram canceladas em dois hospitais.
Problemas no setor financeiro e Jogos Olímpicos
Na África do Sul, um dos maiores bancos anunciou problemas que afetaram serviços nacionalmente. Na França, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris relatou problemas de TI, mas a venda de ingressos segue normal.
