fbpx

Dia a dia

Alta de bebê prematuro após 145 dias em UTI é comemorada no ES

Ao som de violino tocado por Ícaro Almeida, a equipe se reuniu no corredor com balões e cartazes de incentivo e agradecimento

Publicado

em

Anna Mikely e Davi. Foto: Divulgação

O pequeno Davi Gabriel Marques, que nasceu prematuro e ou 145 dias sob cuidados intensivos no Hospital Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Vila Velha, teve alta nesta quarta-feira (31). Gerenciada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), a unidade hospitalar comemorou com grande alegria o marco na vida do bebê.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Ao som de violino tocado por Ícaro Almeida, o fonoaudiólogo-geral do Himaba, a equipe se reuniu no corredor com balões e cartazes de incentivo e agradecimento. Fizeram questão de recepcionar pessoalmente a mãe de Davi, Anna Mikely Marques, e o guerreiro Davi, ao deixarem a unidade.

Davi nasceu em janeiro com apenas 32 semanas de gestação, por cesariana de emergência, devido a um descolamento de placenta. “Davi é um milagre de Deus. Ele recebeu carinho e atenção de todos os funcionários do hospital durante esses 145 dias difíceis. É uma enorme alegria poder finalmente levá-lo para casa”, disse Anna Mikely, visivelmente emocionada.

Nascido com gastrosquise, uma malformação da parede abdominal, Davi foi submetido a duas cirurgias nos primeiros três dias de vida. Amanda Damasceno, enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Himaba, descreveu o pequeno Davi como “um vitorioso”. “Ele nasceu pesando apenas 1.850 gramas e ou muito tempo em estado grave, com dificuldades na introdução alimentar. Em maio, ele chegou a ter uma parada cardíaca. Agora, é gratificante vê-lo indo para casa bem”, afirmou.

Emilio Mameri, diretor-técnico do Himaba, sublinhou a dedicação dos profissionais da unidade em celebrar as vitórias dos pacientes. “Davi ou quase cinco meses conosco, durante os quais nossos colaboradores vibraram com cada progresso dele. A despedida foi um momento emocionante para todos. Estamos extremamente felizes em poder proporcionar um atendimento cada vez mais humanizado”, concluiu.