fbpx

Dia a dia

Alerta: ES deve registrar baixas temperaturas até o final de semana

Entre a quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29), uma forte frente fria associada com uma intensa onda de frio deve alcançar o estado derrubando a temperatura

Publicado

em

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) emitiu um alerta para o declínio acentuado de temperatura com a possibilidade de formação de geada nos trechos de altitude elevada do Espírito Santo. Entre a quarta-feira (28) e a madrugada de quinta-feira (29), uma forte frente fria associada com uma intensa onda de frio deve alcançar o estado derrubando a temperatura.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A previsão aponta ainda que o tempo seco deve provocar diminuição da umidade relativa do ar, em que os valores ficarão abaixo dos 30%, o que pode ser prejudicial à saúde humana e a vegetação fica vulnerável a incêndios. Com a agem da frente fria no estado na quinta-feira (29), as nuvens aumentam e chove com fraca intensidade.

Ainda segundo o Incaper, na ocasião da agem do sistema frontal, o vento muda de direção e começa a acelerar, podendo ocorrer algumas rajadas fortes – acima dos 50km/h – por todas as regiões capixabas. A massa de ar que acompanha a frente deverá injetar ar frio, que contribui para a queda significativa das temperaturas, pois as temperaturas máximas deverão ocorrer no começo da madrugada, horário diferente do habitual, pois normalmente ocorre no começo da tarde.

A quinta-feira (29) será de mudanças nas condições do tempo no Espírito Santo. A agem da frente fria pelo litoral provoca um aumento de nuvens, com previsão de chuvisco/chuva fraca em todas as regiões, sendo menos frequente no noroeste do estado. As temperaturas estarão em declínio acentuado e os ventos sopram de moderada à forte intensidade na ocasião da agem do sistema frontal. Na Grande Vitória a temperatura mínima deve ser de 16°C e a máxima de 23°C.

Na sexta-feira (30), o ar frio e seco contribui para a diminuição das nuvens no Espírito Santo. Predomínio de céu claro na metade sul capixaba, inclusive na Grande Vitória. Há risco de geada na região Serrana e nos trechos de altitude elevada na região Sul, em função do forte declínio de temperatura. Os ventos devem soprar com até moderada intensidade no trecho litorâneo. Na Grande Vitória, a temperatura mínima é de 13°C e máxima de 25°C.

Ainda na sexta-feira, a nebulosidade associada a agem da frente se dissipa e poderemos ter a madrugada mais fria do ano em alguns pontos, em função da forte queda nas temperaturas no período no turno. Lembrando que a menor temperatura mínima ocorrida nesse ano ocorreu no Distrito de Aracê, Município de Domingos Martins, em que foi registrado o valor de 3,8 °C no último dia 5 de julho. Já no dia 2 de julho, Vitória registrou a menor temperatura do ano, com 13,5°C.

No sábado (31), a presença da umidade trazida pelos ventos costeiros contribui para a presença de nuvens no Espírito Santo. Previsão de chuva fraca em quase todas as regiões, com exceção do noroeste capixaba. Há risco de geada na região Serrana e nos trechos de altitude elevada na região Sul, em função do forte declínio de temperatura. Os ventos devem soprar com até moderada intensidade no trecho litorâneo.

Já no domingo (1º), o tempo será de sol e chuva rápida em alguns trechos do Espírito Santo. A chuva ocorre de forma esparsa nas regiões Norte, Noroeste e Serrana. Há risco de geada na região Serrana e nos trechos de altitude elevada na região Sul, em função do forte declínio de temperatura. Os ventos perdem força e as temperaturas sofrem ligeiro aumento.