fbpx

Dia a dia

Alegre suspende alerta para risco de rompimento de barragem

Os moradores dos distritos de Rive e Placa deixaram suas casas na noite de sábado (25)

Publicado

em

barragem Francisco Grós, em Alegre, próximo à comunidade de São João do Norte. Foto: Internauta

barragem Francisco Grós, em Alegre, próximo à comunidade de São João do Norte. Foto: Internauta

 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Após inspeção, a empresa Statkraft concluiu que a barragem “Pequena Central Hidrelétrica” (PCH) Francisco Gros, em Alegre (ES), não oferece risco. A suspeita de rompimento diante do alto volume de água ocasionado pelas fortes chuvas na região fez a prefeitura acionar um plano emergencial, retirando moradores de casa no sábado (25).

Segundo a avaliação, não há risco iminente da estrutura se romper. Com isso, o estado de emergência deflagrado foi reduzido para uma situação de alerta. A recomendação da companhia foi que, diante deste quadro, os moradores não necessitam permanecer fora de suas residências e podem retornar.

O alerta vermelho foi soado no sábado à tarde. A istração municipal utilizou perfis nas redes sociais para orientar os moradores a saírem de casa até a conclusão da inspeção pela empresa que istra a barragem.

Segundo a Statkraft, um monitoramento será mantido para verificar um eventual retorno a uma situação de emergência. “Caso as condições hidrológicas voltem a níveis excepcionais e novas inspeções indicarem anomalias, o estado de emergência poderá ser revisto”, avisou a empresa, em nota.

Agência Brasil