fbpx

Dia a dia

Acidentes caem 20% na Grande Vitória na pandemia

O número de mortes no trânsito teve ritmo de queda menor, com 4% de redução na pandemia. Na prática, fora 3 mortes a menos que antes da pandemia

Publicado

em

Os acidentes de trânsito na Grande Vitória caíram 20% durante o primeiro ano da pandemia da covid-19, mas o número de vítimas fatais registradas não acompanharam o mesmo ritmo.

De maio de 2019 a abril de 2020, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran) registrou 17.031 acidentes com 76 vítimas fatais. No mesmo período do ano seguinte, o total de acidentes caiu para 13.560, mas o número de mortes também ficou na casa dos 70, com 73 vítimas fatais.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O capitão Anthony, do BPTran, explica que o fato de haver menos veículos nas ruas durante a pandemia serve de incentivo para aqueles condutores que desrespeitam o limite de velocidade. O Batalhão realiza em média 75 ações de fiscalização por mês na Grande Vitória, número que se manteve durante a pandemia.

“O condutor pensa que se tem menos veículos então tenho mais espaço e imagina que pode desrespeitar. Nesse momento ele aumenta o risco a ele mesmo e aos demais usuários. Não respeitar a sinalização semafórica e cruzamentos, preferência na faixa de pedestres e ciclovia, tudo isso influencia no número de acidentes”, explica.

O capitão ressaltou ainda que a embriaguez ao volante também foi outro fator que influenciou diretamente o número de acidentes com vítimas fatais.

Questionados em relação ao número de acidentes provocados por motoristas embriagados, o BPTran informa que não possui dados consolidados de motoristas embriagados que participaram de acidentes, mas sim dos testes realizados nas ocorrências de trânsito e também durante as blitze.

“É importante ressaltar que enquanto o motorista não se conscientizar que ele mesmo é o agente promotor da sua segurança, esses acidentes por mais fiscalização ou por mais rigor da lei continuarão acontecendo”, frisa. (confira abaixo o vídeo completo do capitão do BPTran)

Confira os números de acidentes na Grande Vitória

Capitão do BPTran fala sobre acidentes na pandemia