Dia a dia
150 bombeiros fazem buscas por desaparecidos
As buscas são realizadas em todas as áreas onde houve destruição, inclusive com ajuda de cães farejadores da corporação
O Corpo de Bombeiros mantém 150 homens na região Sul do estado para auxiliar a população e realizar buscas. Cinco pessoas estão desaparecidas, sendo três em Iconha e duas em Alfredo Chaves. A partir da notificação por parte das famílias, as buscas são realizadas em todas as áreas onde houve destruição, inclusive com ajuda de cães farejadores da corporação.
> Governo do Espírito Santo decreta calamidade pública em municípios do Sul
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Nesta segunda-feira (20), quatro veículos foram localizados no Vale do Orobó, entre Iconha e Piúma. Eles teriam sido arrastados pela correnteza e estavam parcialmente soterrados de lama. A localização só foi possível por helicóptero, após informações readas por moradores. Equipes do Corpo de Bombeiros chegaram a vistoriar um dos carros nesta segunda à tarde e não encontraram vítimas. Os outros três veículos seriam vistoriados ainda na noite desta segunda.
> Chuvas fortes permanecem no Espírito Santo até quarta-feira, diz Incaper
De acordo com o tenente-coronel Wagner Borges, não é possível dizer se os desaparecidos podem estar nos veículos.
Casas danificadas
O Corpo de Bombeiros também orienta a população a seguir a orientação da Defesa Civil caso haja risco nos imóveis. “Caso a Defesa Civil ainda não tenha ido ao local, é importante observar alguns sinais, como rachaduras que tenham ocorrido de sexta para sábado, e movimentação de encostas próximo da casa. São sinais de que a pessoa deve deixar o imóvel, procurar um local seguro e acionar a Defesa Civil municipal”, diz.
> Estradas fechadas ainda deixam moradores ‘ilhados’
Defesa Civil Nacional
Desde o último sábado (18), equipes da Defesa Civil Nacional estão no Espírito Santo para auxiliar na mitigação dos danos humanos e materiais causados pelas chuvas.
“Diante das chuvas que atingiram o Espírito Santo e a região metropolitana de Belo Horizonte, o ministro Gustavo Canuto recomendou que disponibilizemos todo o apoio necessário. Temos equipes nos dois locais e nosso objetivo é verificar os danos e, a partir da decretação da situação de emergência e do envio do plano de trabalho pelos municípios, rear recursos para a reconstrução das áreas afetadas”, ressaltou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do MDR, coronel Alexandre Lucas.
