Cult
Cinema drive-in, tendência na pandemia, deve chegar em Vitória neste mês
Serão duas sessões diárias, de quarta-feira a domingo. O espaço, que recupera hábito dos anos 1950, terá capacidade para 100 automóveis

Cinema drive-in de Vitória terá espaço para 100 veículos. Foto: Beto Ambrosio/Divulgação
A febre surgiu nos anos 1950 e se espalhou pelo mundo. Não, não se trata de nenhum vírus ou pandemia. Estamos falando dos drive-ins, os cinemas montados para que as pessoas vissem os filmes de dentro de seus carros. Eles voltaram à moda durante com a chegada da covid-19. Começaram a ressurgir em todo o país e agora chegou a vez de Vitória entrar na rota de cidades que oferecem essa opção de lazer “retrô”. Um grande cinema ao céu aberto será instalado temporariamente no estacionamento da Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi. Ele deve começar a ter sessões na segunda quinzena de junho.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
À princípio, serão duas sessões diárias, de quarta-feira a domingo, uma a partir das 17h30 e outra às 21h. A programação contemplará filmes clássicos, como Rocky Balboa, Tubarão, A Lista de Schindler, De Volta Para o Futuro e E.T.: O Extraterrestre, além de outros títulos populares. No sábado e no domingo à tarde haverá filmes direcionados para as crianças.
A exibição acontecerá em um telão instalado a três metros do chão, para garantir a visibilidade de quem está dentro dos veículos. O som dos filmes será transmitido por uma estação FM de rádio, ou seja, cada veículo terá sua próprio volume e não haverá diminuindo sonoro na vizinhança. Ainda não há valores de ingressos definidos, mas a cobrança será feita por carro, e não por quantidade de ocupantes no veículo.
O projeto, que garantirá emprego temporário para 35 pessoas, é dos sócios Amauri Rana, Paulo Henrique Prucoli e Robson Freitas. Os três são do setor do entretenimento, e decidiram levar às famílias capixabas uma distração enquanto vivem o isolamento social.
“Queremos suscitar a nostalgia do que era assistir esses filmes antigamente. Nada melhor do que fazer isso na companhia dos filhos, da namorada ou do namorado, e de amigos que estejam em quarentena juntos. Nossa ideia não é apenas vender filmes, pois não houve lançamentos nesta pandemia, mas sim o sentimento de sair um pouco de casa para se divertir em segurança”, explica Paulo, que é um dos arquitetos da iniciativa.
Assim que o cinema for aberto, Paulo prevê ainda a criação de mostras para públicos diferentes, atraindo inclusive pessoas que não tinham o hábito de ir ao cinema. “A ideia é ar filmes como Star Wars para quem é mais nerd, ou títulos mais independentes para aqueles que são ‘cults’. Quem sabe, até uma mostra para as crianças”, diz o produtor.
No estacionamento, também haverá uma loja de conveniência para quem quiser comer algo ou adquirir produtos do filmes (camisas, bonés, chaveiros etc). O atendimento e a compra serão onlines, em um site que ficará disponível nas próximas semanas.
Segurança
Por conta do avanço da covid-19, um protocolo rígido foi criado para garantir a segurança dos funcionários e dos clientes. Por isso, será permitida apenas a entrada de 100 veículos e todas as vagas ficarão separadas por uma distância de, em média, três metros. A circulação fora do carro é proibida, com exceção das idas ao banheiro, que devem ser feitas de máscara.
Os pagamentos deverão ser feitos por Piay ou cartão, para evitar o uso de dinheiro, e uma empresa fará a desinfecção dos carros no momento em que eles entrarem no estacionamento. Caso um pedido seja feito na loja de conveniência, todos os produtos virão embalados em plástico.
A programação, horários e valor cobrado por veículo serão informados após as licenças serem liberadas pelos governos estadual e municipal.
