fbpx

Cult

Cantora Márcia Chagas estreia novo projeto de lives da Rede Capixaba

O show será transmitido ao vivo pelo 244/Club, em Vitória, e homenageará a cantora baiana Maria Bethânia

Publicado

em

A capixaba Márcia Chagas estreia o projeto “Espírito Som” nesta semana. Foto: Reprodução/Facebook

Márcia Chagas, 56, é mais reconhecida pela sua carreira como cantora, mas uma outra paixão que ela carrega escondida é o teatro. Inspirada pelas apresentações que misturam literatura, artes cênicas e música, ela criou o show “Grito de Alerta”, o primeiro de uma série de lives que serão exibidas pelo projeto “Espírito Som” a partir desta quinta-feira (13), às 18h50. A ação é fruto da parceria entre o pub 244/Club, em Vitória, e a Rede Capixaba de Comunicação.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O repertório será todo dedicado à cantora Maria Bethânia, uma das expoentes deste formato de show com diferentes linguagens artísticas. No palco, Márcia estará acompanhada pelos músicos Roger Bezerra (direção musical e piano), Rafael Pinheiro (bateria), Douglas Vidal (baixo) e Sérgio Rover (sax e flauta) para cantar os grandes sucessos da baiana, como “As Canções Que Você Fez pra Mim”, “Álibi”, “Mel” e outros.

“Todos os shows da Betânia têm esse lado teatral, com o qual eu me identifico muito. Ela possui uma energia tão bonita que quis homenageá-la, ainda mais devido às músicas terem uma sensibilidade fundamental neste período de pandemia”, conta Márcia. A transmissão ao vivo será feita na TV Capixaba – aberta por satélite para todo o estado –, nas redes sociais, Youtube e no portal ES360.

Além de cantar, a capixaba também fará a interpretação de alguns textos do pesquisador e amante da MPB Tarcísio Faustini. Neles, o escritor discute a ligação da artista com a poesia e ainda traz curiosidades da sua carreira. “Tarcísio tentou colocar em palavras minha visão sobre essa luz que é a Bethânia. Nos intervalos entre as faixas, também levantaremos reflexões sobre o que é a música, assim como relembraremos histórias de gravações dela com Roberto Carlos, Gonzaguinha e Guilherme Arantes”, adianta Márcia.

Mas essa não é a primeira vez em que “Grito de Alerta” será apresentado. Em fevereiro deste ano, Márcia e a banda estrearam o projeto no 244/Club, lotando a casa de shows durante o evento. Para a live serão feitos alguns ajustes, mas ela garante que o repertório continua o mesmo. “No mesmo dia em que fizemos a apresentação, já saímos com uma nova data. Infelizmente, a pandemia apareceu e adiamos os planos. De lá pra cá, recebemos muito apoio para concretizar esse ‘repeteco”’, conta.

Cantora há mais de 30 anos, Márcia gosta de se denominar eclética. Mas, ao mesmo tempo, assume uma preferência pela música popular brasileira e as populares rodas de samba. Outros gêneros que ela também gosta de homenagear são o jazz e o blues. Já participou de projetos com o grupo Vozes, na capital, e fez apresentações por todo o país em homenagem à Ella Fitzgerald.

É possível conhecer o trabalho da capixaba no Instagram, Facebook e pelo canal no Youtube do guitarrista Victor Humberto.

Projeto

De caráter beneficente, o projeto “Espírito Som” busca arrecadar fundos para os artistas locais, que perderam a fonte de renda durante a pandemia da covid-19. As doações poderão ser feitas por Piay ou em uma conta corrente que será divulgada durante a live. Serão quatro shows apresentados todas as quintas-feiras, no mesmo horário, até o dia 3 de setembro.

A transmissão será feita dentro do próprio 244/Club, na Praia do Canto, mas sem a presença do público e tomando todas as medidas necessárias de prevenção contra o vírus. Cada apresentação terá 1h30, aproximadamente. Assim que o show parar de ser exibido na televisão, às 19h20, ele continuará sendo no Youtube e Facebook da TV Capixaba e do portal ES360.

Nas próximas semanas, estarão no palco do 244 a banda Finest Hour, com um repertório focado em pop jazz; o Quarteto Crescente, comandado pelo cantor Carlos Papel, que apresentará músicas autorais e grandes sucessos da MPB, além da cantora e produtora Eliane Gonzaga, cujo show será um tributo a Ivan Lins. Todas as lives terão a presença de convidados especiais, revelados para o público apenas na hora da apresentação.