xColunas
Você sabe o que é o “Bushcraft”?
O NaTrilha de hoje apresenta o prazer de uma atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos. E que inclusive, em certos momentos, é confundido com a necessidade ou a prática de sobrevivência. Falaremos sobre Bushcraft. Será que é possível aplicar esses conhecimentos em qualquer lugar e com qualquer equipamento?
O termo nasceu no século XIX, mas divide opiniões sobre a sua invenção. Afinal, trata-se de uma forma de ter prazer em estar em contato com a natureza, buscar a forma natural de ser e viver como nossos ancestrais. Desse modo, seria como voltar ao ado, reconectar-se com nossas raízes primitivas ou até mesmo buscar o modo de vida dos indígenas e povos semelhantes.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A grande diferença entre o Bushcraft e a sobrevivência está no prazer em estar no mato versus a necessidade de sobreviver a determinado ambiente “adverso”, seja ele selva, área urbana, rural ou alto mar.
Se você é apaixonado por esportes outdoor e não conhece Bushcraft, você precisa ouvir o NaTrilha. Nele, recebemos o Nilo do canal Desbravatube, que bateu um papo sobre essa “arte” e também suas semelhanças e diferenças com técnicas sobrevivencialistas.
No episódio damos dicas para quem quer dar início à prática tanto de Bushcraft quanto de sobrevivência, seja por meio de cursos, escotismo ou dicas práticas para não correr riscos a toa. Os praticantes de esportes outdoor ganham muito ao estudarem as técnicas de Bushcraft pois além de ampliarem sua experiência em meio à natureza, adquirem conhecimento para conseguirem agir em meio à condições adversas como tempestades, quebra de equipamentos essenciais e situações de perigo.
Participe conosco, enviando comentários, dúvidas ou sugestões de temas para nosso programa para [email protected].
Também estamos disponíveis nas redes sociais pelo perfil @natrilhapc e atráves da tag #natrilheiros. Aguardamos seu contato!
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
