fbpx

Coluna Vitor Vogas

Senado: PSDB está com Rose, mas presidente do partido declara apoio a Erick

Vandinho Leite tem boas relações pessoais e políticas há muitos anos com Erick, mas partido comandado por ele está oficialmente na coligação de Rose de Freitas (MDB)

Publicado

em

Foto: Leonardo Duarte/Secom-ES; Reprodução/Facebook

O deputado estadual e candidato à reeleição Vandinho Leite declarou apoio eleitoral ao presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), na disputa pela vaga do Espírito Santo no Senado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Vandinho é presidente do PSDB no Espírito Santo. Compondo uma federação com o Cidadania, o partido apoia oficialmente a reeleição de Rose de Freitas (MDB) e faz parte da coligação do MDB na eleição para o Senado. É a mesma coligação que tem Renato Casagrande (PSB) como candidato a governador e Ricardo Ferraço, também filiado ao PSDB, como candidato a vice-governador.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Assim, o PSDB é um dos protagonistas da coligação majoritária que apoia Rose ao Senado, mas o seu presidente estadual está apoiando pessoalmente Erick Musso – desviando-se da posição oficial da própria agremiação. A informação foi reada pela assessoria de campanha do presidente da Assembleia na tarde desta quarta-feira (21) e confirmada pelo próprio Vandinho.

Ainda de acordo com a assessoria de Erick, outro tucano que decidiu apoiar o candidato é o presidente da Câmara da Serra, Rodrigo Caldeira, candidato a deputado federal.

Na convenção estadual da Federação PSDB/Cidadania, realizada no Centro de Convenções de Vitória no dia 28 de julho, a direção estadual do partido, liderado por Vandinho no Espírito Santo, tornou público o apoio à reeleição de Rose.

Esse apoio, porém (e é importante fazer este registro), jamais chegou a ser formalizado em ata: no documento oficial da convenção, não consta nada a respeito de eleição para o Senado, mas somente a homologação da coligação com o PSB de Casagrande (na eleição ao governo) e da indicação de Ricardo como candidato a vice do atual governador.

> A estratégia de Audifax para crescer na reta final da campanha ao governo

Rose compareceu à convenção do PSDB e do Cidadania, foi muito prestigiada e “roubou a cena”, dividindo palanque com Ricardo, Vandinho e Caldeira, entre outros tucanos. Recebeu afagos de todos, inclusive de Vandinho e de Caldeira e, em discurso à militância tucana, chegou a gracejar: “Nós já brigamos muito, eu e Vandinho, vocês não imaginam… Mas nós estamos de bem! E estamos juntos nesta luta.”

Pelo jeito, não mais…

Membro da base de apoio de Erick na Assembleia, Vandinho mantém relação de amizade e de proximidade política com ele há alguns anos. Um exemplo da parceria política foi a atuação do tucano em janeiro de 2019 para levar deputados novatos, recém-eleitos em 2018, a endossar a primeira reeleição de Erick na presidência da Assembleia.

> Erick Musso não pode ser subestimado na eleição ao Senado

Quando Erick ainda era pré-candidato a governador, o presidente estadual do PSDB cogitava levar o partido a entrar na coligação do republicano. Em resolução aprovada e divulgada pela cúpula da Federação PSDB/Cidadania no início de julho, Erick foi incluído entre os cinco pré-candidatos a governador que poderiam vir a ser apoiados pelos dois partidos.

A federação acabou optando por Casagrande ao Governo do Estado. E por Rose ao Senado.

Vitor Vogas

Nascido no Rio de Janeiro e criado no Espírito Santo, Vitor Vogas tem 39 anos. Formado em Comunicação Social pela Ufes (2007), dedicou toda a sua carreira ao jornalismo político e já cobriu várias eleições. Trabalhou na Rede Gazeta de 2008 a 2011 e de 2014 a 2021, como repórter e colunista da editoria de Política do jornal A Gazeta, além de participações como comentarista na rádio CBN Vitória. Desde março de 2022, atua nos veículos da Rede Capixaba: a TV Capixaba, a Rádio BandNews FM e o Portal ES360. E-mail do colunista: [email protected]

Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.