Coluna Vitor Vogas
Rose participa de reunião de caciques do MDB em apoio a Lula
Três dias após receber Simone Tebet (MDB) em Vitória, senadora esteve em encontro com Lula em São Paulo, no qual emedebistas declararam que estarão com o petista já no 1º turno

Rose de Freitas se encontrou com Lula nesta segunda-feira (18)
Três dias após receber em Vitória a pré-candidata à Presidência de seu partido, Simone Tebet (MDB-MS), e declarar apoio à correligionária, a senadora Rose de Freitas participou, na tarde desta segunda-feira (18), de reunião de caciques regionais do MDB com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na sede da Fundação Perseu Abramo, ligada ao PT, na zona sul de São Paulo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A coluna não conseguiu contato com a própria senadora, mas, de acordo com reportagens publicadas nos sites g1 e UOL, caciques regionais do MDB em 11 estados (incluindo Rose de Freitas) selaram acordo na reunião para apoiar Lula já no 1º turno na disputa presidencial.
Rose é a presidente regional do MDB no Espírito Santo e disputará a reeleição no Senado com o apoio do governador Renato Casagrande (PSB). Ela foi um dos oito presidentes de diretórios estaduais do MDB que participaram do encontro.
Segundo a reportagem do UOL, “onze diretórios do MDB declararam hoje apoio à chapa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno. Em reunião em São Paulo, caciques do partido prometeram defender apoio ao PT na comissão nacional da legenda”.
Por parte do PT, além de Lula, participaram a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann, e o deputado federal José Guimarães (CE), um dos articuladores da campanha de Lula no Nordeste.
Por parte do MDB, a ala pró-Lula do partido foi representada por governadores, congressistas, dirigentes estaduais e notórios caciques regionais da sigla, como os senadores Renan Calheiros (AL) e Eduardo Braga (AM) e os ex-senadores Eunício Oliveira (CE) e Edison Lobão (MA).
Para o UOL, o governador de Alagoas, Paulo Dantas, declarou o seguinte, antes de entrar para a reunião: “Nós defendemos que o MDB já coligue agora, no primeiro turno, com o nosso presidente Lula, porque é o candidato que reúne as condições para o fortalecimento da democracia. Quando ele foi presidente, teve esse comportamento e é o que defendemos”.
Para o g1, o senador Eduardo Braga, líder da sigla no Senado, declarou que o MDB dos 11 estados ali representados vai apoiar Lula: “Estamos aqui representados por 11 estados e pelas lideranças das duas bancadas do MDB para dizer da nossa decisão, portanto, de caminhar com a candidatura Lula e Alckmin já no primeiro turno”.
Após o encontro, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, negou o racha e afirmou, via Twitter, que a convenção nacional do MDB vai oficializar a candidatura de Simone Tebet à Presidência:
“Conversei há pouco com alguns dirigentes do MDB que supostamente estariam com outro candidato a presidente. Eles me garantiram que vão apoiar Simone Tebet na convenção que vai homologá-la candidata. Decidimos por maioria, respeitando as minorias. Teremos apoios nos 27 estados”, tuitou Baleia, ao final da tarde.
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
