Podseia / Sem Spoiler
Montagem Paralela: meia-entrada para a destruição
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Já devo ter falado isso aqui antes, mas é sempre bom reforçar que nossa cultura está vivendo tempos difíceis.
Sem conseguir o mínimo de indústria cultural, o atual governo acredita que não precisa investir e joga literatura, cinema, teatro e tudo mais num grande abismo preenchido descaso e ignorância.
Quer provas?
Olha a censura crescendo de maneira cada vez mais descarada. Olha o Ministério da Cultura sendo transformado em Secretária sob a justificativa de que os gastos não trazem retorno para o país. Olha a Cinemateca sendo completamente abandonada, ameaçando a destruição do maior acervo do nosso cinema.
Agora, pra piorar, os discursos em prol da meia-entrada também abrem espaço para a elitização completa da nossa cultura. Afinal, nessa brincadeira quem sai perdendo não são os ricos que podem pagar o valor da inteira desde sempre.
> Conheça A Odsseia, site de cultura pop do Podseia
Mas isso não importa. Tudo que importa é destruir. É controlar. É jogar no lixo para garantir que o povo não consiga pensar.
Para tentar evitar que isso aconteça sem que as pessoas entendam o plano do governo, o Montagem Paralela dessa semana vai bater um papo político e muito necessário com a Marina Rodrigues, produtora executiva e colunista do Cinem(ação).
Uma conversa necessária que a pelas leis da meia-entrada, pela Cinemateca, pelos bastidores do cinema, pelas eleições e pela maneira dolorosa como Bolsonaro e sua trupe enxergam nossa cultura.
Então não perca tempo: fique em casa (se puder, é claro), aperte o play e participe dessa conversa importantíssima.
Pergunta extra: você usa meia-entrada? Por que?
OBS 1: Os temas mudam, mas a Cinemateca Brasileira continua ando dificuldades. Por isso confira o link do crowdfunding emergencial organizado pelos funcionários. Abra, leia e ajude com alguma doação ou divulgação.
OBS 2: A entrevista com a Marina Rodrigues foi gravada via Skype. Ou seja, não quebramos nenhuma regra da quarentena.
OBS 3: Quer falar mais sobre meia-entrada ou desmonte da nossa cultura? Quer participar dos podcasts com ideias e perguntas? Procure aodisseia.com no Telegram ou clique aqui, e converse com a gente!
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
