Podseia / Sem Spoiler
Montagem paralela: crítica 101 com Rafael Braz
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Produzir conteúdo sobre cinema não é nada simples. E com a crítica não é diferente.
Mesmo sem contar com uma faculdade específica, o trabalho é complexo. Não dá pra negar: construir um ideia em torno de algo que você acabou de assistir exige algumas doses de estudo, pesquisa e atenção.
Da mesma forma, também é válido ter uma bagagem composta por livros e produções de diversos estilos, países e épocas. Não existe recorte, porque o cinema está totalmente conectado.
Kurosawa influenciou Star Wars e outros faroestes modernos para depois ser influenciado pelo trabalho feito por nomes como Sergio Leone. Tarantino (o mesmo que muita gente ama) se inspira em todas as fases do cinema. Se bobear, dá pra achar referências até mesmo a tão cabeçuda Nouvelle Vague nas obras mais populares da atualidade.
Essas são alguns detalhes que se tornam ferramentas quando você tenta analisar um filme. Ferramentas que ajudam a entender as engrenagens de uma produção, organizar os argumentos e, acima de tudo, responder inquietações como “porque esse filme me incomodou tanto?”.
E é sobre essas ferramentas que compõem a crítica cinematográfica que nós vamos conversar no Montagem Paralela. Tudo conduzido por uma conversa com o crítico de cinema Rafael Braz.
Um papo divertido que fala sobre carreira, cinema e produção de conteúdo para diversas mídias. Mas não para por aí… Na pauta ainda estão experiências em cabines, entrevistas, polêmicas, filmes ruins e até Larissa Manoela.
Então não perca tempo: fique em casa (se puder, é claro), aperte o play e participe dessa incrível conversa sobre cinema.
OBS 1: O tema mudou, mas a Cinemateca Brasileira continua ando dificuldades. Por isso manteremos o link do crowdfunding emergencial organizado pelos funcionários. Abra, leia e ajude com alguma doação ou divulgação.
OBS 2: A entrevista com o Rafael Braz foi gravada via Zoom. Ou seja, não quebramos nenhuma regra da quarentena.
OBS 3: Quer falar mais sobre crítica ou cinema? Quer participar dos podcasts com ideias e perguntas? Procure aodisseia.com no Telegram ou clique aqui e converse com a gente!
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
