Podseia / Sem Spoiler
Montagem Paralela: a culpa é dos algoritmos
Lá no fundo, a gente ama a Netflix. Isso é fato! Mas não podemos negar que algumas características do nosso querido serviço de streaming merecem ser discutidas a fundo. Começando justamente pela base do sistema: os tão comentados algoritmos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
> Conheça A Odsseia, site de cultura pop do Podseia
Você sabe como eles funcionam e influenciam a sua experiência? A foto que você escolhe para representar seu perfil, o horário que assiste os conteúdos, os gêneros favoritos… Graças a esse tal de algoritmo, toda e qualquer informação ligada às suas decisões no aplicativo é analisada e transformada em informações que guiam as decisões da Netflix.
As consequências do uso dessa ferramenta podem ser analisadas por diversos ângulos. Empresarialmente, por exemplo, a Netflix se aproveita dessas informações para manter o espectador no seu mundo e crescer cada dia mais. Artisticamente, por outro lado, cria uma bolha alimentada por produtos genéricos e iguais, destruindo toda a diversidade proporcionada pela linguagem audiovisual.
Para conversar sobre isso tudo, nós convidamos a Laysa Zanetti. Ela é uma jornalista especializada em streamings que muito para adicionar nesse papo que envolve publicidade, economia, cinema, televisão, tecnologia e popularidade.
Logo, se você quer saber mais sobre os bastidores digitais da Netflix, não perca tempo: fique em casa (se puder, é claro), aperte o play e participe dessa conversa incrível.
Como diria o Tiago, cuidado para não ficar enojado…
Perguntinha extra
Como os algoritmos da Netflix influenciam sua experiência?
OBS 1: Os temas mudam, mas a Cinemateca Brasileira continua ando dificuldades. Por isso confira o link do crowdfunding emergencial organizado pelos funcionários. Abra, leia e ajude com alguma doação ou divulgação.
OBS 2: A CineSala, um cinema de rua muito importante de São Paulo, também está precisando de ajuda para realizar reformas e se adequar as normas sanitárias. Confira aqui a campanha que eles estão fazendo!
OBS 3: A entrevista com o Diego foi gravada via Zoom. Ou seja, não quebramos nenhuma regra da quarentena.
OBS 4: Quer falar mais sobre criatividade? Quer participar dos podcasts com ideias e perguntas? Procure aodisseia.com no Telegram ou clique aqui e converse com a gente!
Quem participou desse Montagem Paralela:
Flávio Pizzol | Instagram: @f.pizzol | Twitter: @pizzolguto | Letterboxd
Laysa Zanetti | Twitter: @laysazanetti
Os artigos publicados pelos colunistas são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam as ideias ou opiniões do ES360.
