fbpx

Coluna Vitor Vogas

Doutor Hércules volta à Assembleia, agora em cargo comissionado

Ele foi nomeado pelo presidente da Assembleia, Marcelo Santos, para o posto de subdiretor da Casa dos Municípios

Publicado

em

Hércules Silveira em discurso de despedida na Assembleia (21/12/2022). Crédito: Ana Salles/Ales

Aos 84 anos e após não ter conseguido se reeleger em 2022, o ex-deputado estadual Hércules Silveira está de volta à Assembleia Legislativa, mas agora em cargo comissionado. Ele foi nomeado pelo presidente da Assembleia, Marcelo Santos (Podemos), para o cargo de subdiretor da Casa dos Municípios. O ato de nomeação foi publicado na edição desta quarta-feira (9) do Diário do Poder Legislativo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Desde o início do atual mandato, Hércules é o terceiro deputado da legislatura ada não eleito em 2022 a assumir um cargo de livre nomeação por decisão de Marcelo Santos. O atual presidente já havia nomeado Sergio Majeski (PSDB), em fevereiro, e Torino Marques (PTB), em junho. Os dois tentaram sem sucesso uma vaga de deputado federal.

Receba as notícias da coluna no grupo de Whatsapp do Vítor Vogas.

Hércules afirma que foi convidado pessoalmente por Marcelo e que chega com a meta de ajudá-lo a tornar a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) a mais inclusiva do Brasil. Ele conta que não dará expediente no espaço da Casa dos Municípios e que terá uma sala própria.

Segundo o ex-deputado, mesmo sem mandato, ele vinha desenvolvendo um trabalho forte junto a ONGs que lutam pela inclusão social e pela garantia dos direitos de pessoas com deficiência física, incluindo deficientes visuais e cadeirantes.

Médico obstetra, Hércules relata que Marcelo lhe confiou a missão de assessorar a presidência no fortalecimento desse debate na sociedade capixaba e na adoção de medidas inclusivas nas próprias dependências do Palácio Domingos Martins. Uma das primeiras será a instalação de sistema sonoro para cegos nos elevadores da sede do Poder Legislativo Estadual.

Para exercer o novo cargo, Hércules receberá salário de R$ 10.293,90 por mês, além dos benefícios devidos a todos os servidores da Assembleia. A jornada é de 40 horas semanais.

Após exercer vários mandatos de vereador de Vila Velha e de deputado estadual, o doutor não conseguiu renovar o mandato no ano ado. Em abril de 2022, após a chapa do MDB se desmantelar e vários partidos se recusarem a acolher sua candidatura, ele acabou filiando-se ao Patriota, presidido pelo então deputado estadual Rafael Favatto, que também é obstetra.

Com 23.534 votos, Hércules teve até bom desempenho nas urnas, sendo o 16º mais votado nominalmente. Mas não conseguiu reeleger-se devido ao sistema proporcional de eleição de deputados, que leva em conta o quociente eleitoral, distribuindo as vagas em função da votação total da chapa de cada partido ou federação.

Hércules tem reduto político em Vila Velha. Em 2008, disputou a eleição para prefeito, mas perdeu no 2º turno para Neucimar Fraga (hoje no PP). O ex-deputado segue filiado ao Patriota, mas diz não saber se vai continuar na sigla. Sobre as eleições do ano que vem, a prefeito e vereador, ele despista: “Ainda não está no meu radar, mas tudo é possível”.